Buscar

A linhagem eritroblástica e os eritrócitos circulantes não têm características citoquímicas marcadas e que, por si só, possam definir o diag...

A linhagem eritroblástica e os eritrócitos circulantes não têm características citoquímicas marcadas e que, por si só, possam definir o diagnóstico de determinada patologia.

Sobre as características citoquímicas das células eritroblásticas podemos afirmar que:

a.

Reação da esterase. Fortemente positiva na linhagem eritroblástica, ela é especialmente útil para a coloração de neutrófilos.

b.

Reação da peroxidase. Costuma ser positiva no citoplasma dos reticulócitos , aumentando de intensidade das formas maduras para as mais imaturas. Trata-se de uma reação química enzimática.

c.

Reação da fosfatase ácida. Assim como a reação de Perls, é também negativa ou fraca- mente positiva nos eosinofilos.

Reação de azul do Nilo. Sua positividade aumentada comprova desvios no metabolismo do ferro.

d.

Reação de Perls, também denominada reação do azul-de metileno . Presta-se à coloração do ferro presente nos precursores eritroblásticos e nas células de neutrofilos. Sua positividade aumentada comprova desvios no metabolismo do potássio.

e.

Reação de Perls, também denominada reação do azul-da-Prússia. Presta-se à coloração do ferro presente nos precursores eritroblásticos e nas células macrofágicas que o armazenam.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "b". A reação da peroxidase costuma ser positiva no citoplasma dos reticulócitos, aumentando de intensidade das formas maduras para as mais imaturas. Trata-se de uma reação química enzimática.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais