Buscar

ATIVIDADES COLETIVAS EM AMBIENTES SAUDÁVEIS - 53

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem 
	Acadêmico: Liliane Ramos de Lima 
	R.A. 21131715-5
	Curso: Tecnólogo em Gerontologia
	 Disciplina: Atividades Coletivas em Ambientes Saudáveis
	Valor da atividade: 3,5
	Prazo:06/10/2021
Instruções para Realização da Atividade
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado; 
6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
7. Na Sala do Café do ambiente virtual da disciplina você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira!
8. Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
9. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
10. Insira neste formulário apenas uma foto da atividade com o idoso.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!
 Sabe-se que a música pode estimular diferentes fatores cognitivos, a senhora Vilma aos 63 anos está participando da atividade Ativação de memórias por meio da música, onde se encontra escutando Raça Negra que ela gosta de ouvir em suas horas vagas, a música “quando te encontrei”, que a mesma disse: que lhe trás grandes lembranças uma delas é seu marido que faleceu a pouco tempo. Nota-se claramente a alegria dela ao escutar a música, assim que falei sobre o trabalho ela topou na mesma hora e relatou que usa a música para acalmar seus ânimos quando estão alterados. 
 Relatando que na juventude escutava essa música em bares, e dançava muito, em festas de família a mesma colocava para todos escutarem e se alegrarem com a música animada. 
 Foi perceptível a demonstração dela através da música ela começou a sorrir, automaticamente, a cantarola o estimulo devido as letras, da canção ela cantava e sorria ao mesmo tempo. 
 Quando nos lembramos de uma canção, o sistema computacional, por assim dizer, do nosso cérebro entra em ação, desencadeando um processo neuronal complexo. A atividade musical envolve várias regiões do cérebro, de modo que diversos sistemas neuronais são recrutados para o cumprimento da tarefa. 
 Se, por um lado, o recrutamento habitual de determinados mapas neuronais pode dar certa estabilidade às nossas práticas e torná-las cada vez mais automáticas, a continuidade no nosso engajamento com o mundo garante a contínua reconfiguração destes mapas e suas redes, do mesmo modo em que as memórias codificadas estão sendo constantemente atualizadas.
 Hintzman (1986) argumenta que guardamos rastros no nosso cérebro de todas as nossas experiências, mas a frequência com que vivemos experiências similares influencia o nosso modo de acessá-las. Eventos únicos têm uma possibilidade maior de serem lembrados com detalhes bastante específicos, enquanto que atividades repetidas e costumeiras passam a se fundir umas com as outras e, assim, vêm a serem lembradas de forma paradigmática.
 As atividades lúdicas vêm contribuir de forma fundamental para a melhoria da autoestima, bem como podem reduzir os fatores estressores, minimizando a ansiedade e a angústia presentes no cotidiano, pois esse tipo de atividade permite a expressão de sentimentos, a comunicação e interação social. Além disso, ela pode promover vários benefícios, como trabalhar as emoções, desenvolver a afetividade, estimular a convivência, diminuir o nível de ansiedade e de angústia, além de exercitar as funções psíquicas e cognitivas. É, portanto uma importante ferramenta para preservar e promover a saúde mental do idoso institucionalizado.
 As atividades lúdicas permitem ao idoso estimular suas funções motoras, percepção, memória, criatividade, além de proporcionar aos mesmos momentos de descontração e alegria. Esse tipo de atividade contribui para uma melhor interação social, estimula a capacidade cognitiva, possibilitando desta maneira uma melhor percepção dos idosos sobre o processo de envelhecimento e melhorias em sua qualidade de vida.
image1.tmp
image2.png

Continue navegando

Outros materiais