Buscar

Pode ser compreendida como medida que afere a chance de um evento ocorrer, permitindo a quantificação da incerteza. O valor estabelecido é entre 0 ...

Pode ser compreendida como medida que afere a chance de um evento ocorrer, permitindo a quantificação da incerteza. O valor estabelecido é entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de zero, mais impossível e mais próximo de um maior a probabilidade de certeza de um evento. Na probabilidade conta-se com o espaço amostral (conjunto de resultados possíveis de um experimento) e com o evento (subconjunto do espaço amostral). Pode-se definir de três maneiras a probabilidade: a primeira é a clássica, na qual utiliza-se quando os eventos têm a mesma chance de ocorrência, na definição frequentista, em geral, não se sabe se todos os eventos têm a mesma chance de ocorrência, baseando a análise na frequência relativa. Por fim, a definição axiomática de probabilidade se dá na definição matemática através de três axiomas: de que a probabilidade tem valor máximo de 1 (100%), a soma das probabilidades de cada elemento do espaço amostral é igual a 1 (100%) e de que a probabilidade de ocorrência de um evento X, somada à probabilidade de não ocorrência deste mesmo evento deve ser igual à 1 (100%), ou seja: P(X) ocorrer + P(X) não ocorrer = 1 (CENTRAL EXATAS, s.d.). Dois ou mais eventos são considerados excludentes quando não é possível que ocorram ao mesmo tempo, como no caso do lançamento de um dado, existem 6 eventos (números possíveis), excludentes entre eles, por não ser possível que sejam simultâneos em um mesmo lançamento para um dado só. A Regra da Adição é a soma da probabilidade de ocorrência de um evento ou outro, quando houverem eventos excludentes. Caso não sejam excludentes, deve-se subtrair a probabilidade de ambos ocorrerem de maneira simultânea, dessa forma: P(A ou B) = P(A) + P(B) – P(A e B). A Regra do Produto mostra a possibilidade de ocorrência de um evento A e um evento B, associando-os através de um produto das probabilidades desses eventos. Observa-se a probabilidade condicional: que se define pela probabilidade de um evento ocorrer quando sabe-se da ocorrência de outro, da seguinte maneira: P(A e B) = P(A) × P(B|A). O Teorema de Bayes se refere ao cálculo da probabilidade de um evento do qual se tem algum conhecimento prévio do que pode estar relacionado a ele. Este teorema dá a possibilidade de aprimoramento da probabilidade de um evento levando em consideração o conhecimento tido acerca do fenômeno. As distribuições de probabilidade podem ser compreendidas como função que associa uma probabilidade a cada resultado de uma variável aleatória, esta cujos valores são influenciados pelo acaso, sendo assim, são imprevisíveis. A Distribuição Binomial é utilizada para experimentos que possuem somente duas possibilidades de resultado: sucesso ou fracasso, para que funcione, durante o experimento essas duas possibilidades devem ser constantes.


Essa pergunta também está no material:

Estudo Dirigido Estatística Poliana
4 pág.

Psicologia Universidade Presbiteriana MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A medida que afere a chance de um evento ocorrer e permite a quantificação da incerteza é chamada de probabilidade. O valor estabelecido para a probabilidade está entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de zero, mais impossível é o evento, e quanto mais próximo de um, maior é a probabilidade de certeza do evento. A probabilidade é calculada levando em consideração o espaço amostral (conjunto de resultados possíveis de um experimento) e o evento (subconjunto do espaço amostral). Existem três definições principais de probabilidade: a clássica, a frequentista e a axiomática. A definição clássica é utilizada quando os eventos têm a mesma chance de ocorrência. A definição frequentista analisa a frequência relativa dos eventos, mas não assume que todos tenham a mesma chance de ocorrência. A definição axiomática é baseada em três axiomas matemáticos: a probabilidade tem valor máximo de 1, a soma das probabilidades de cada elemento do espaço amostral é igual a 1 e a probabilidade de ocorrência de um evento X, somada à probabilidade de não ocorrência deste mesmo evento, é igual a 1. Dois ou mais eventos são considerados excludentes quando não podem ocorrer simultaneamente. A Regra da Adição é utilizada para calcular a probabilidade de ocorrência de um evento ou outro, quando os eventos são excludentes. Caso os eventos não sejam excludentes, deve-se subtrair a probabilidade de ambos ocorrerem simultaneamente. A Regra do Produto é utilizada para calcular a probabilidade de ocorrência de um evento A e um evento B, associando-os através do produto das probabilidades desses eventos. O Teorema de Bayes é utilizado para calcular a probabilidade de um evento levando em consideração algum conhecimento prévio relacionado a ele. As distribuições de probabilidade são funções que associam uma probabilidade a cada resultado de uma variável aleatória. A Distribuição Binomial é utilizada em experimentos que possuem apenas duas possibilidades de resultado: sucesso ou fracasso.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Procede, desde que o observador não possa interferir no experimento, o que o conceito quântico desafia. Retomamos o antigo gato de Schroedinger.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina