Buscar

De acordo com Koch e Elias (2012), na atividade de leitura e produção de sentido, leitor Incorreto realizará, através de estratégias, um processame...

De acordo com Koch e Elias (2012), na atividade de leitura e produção de sentido, leitor Incorreto realizará, através de estratégias, um processamento textual que ajudará na interpretação. Estas estratégias são orientadas a partir dos conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e interacionais. Tanto no texto escrito quanto no texto falado, os produtores utilizam recursos como explícito e implícito 'muito além das simples palavras que compõem as estruturas'. (KOCH & ELIAS, 2012, p. 58-59), Assim sendo, a produção de sentidos do texto efetua-se a partir de conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e interacionais, que se realizam mediante os aspectos contextuais. Fonte: MELO, R. C. de S. Estratégias de processamento textual: uma contribuição da Linguística Textual para a leitura dos gêneros 'charge' e 'tira'. Disponível em: Acesso em 01 set. 2019. Analise os itens:
I. A sinalização textual fornece ao interlocutor apoios para processamento textual, através de orientações ou indicações para cima, para baixo (no texto escrito), para frente e para trás.
II. A coesão e a coerência não estão interligadas devido à dinâmica do processamento textual e existe a completude na tessitura textual sem a fusão produzida por esses dois elementos.
III. Na atividade de leitura e produção de sentido, leitor realizará, através de estratégias, um processamento textual que O ajudará na interpretação.
IV. A Linguística Textual pode ser definida como estudo das operações linguísticas, discursivas e cognitivas reguladoras e controladoras da produção, construção e processamento de textos escritos ou orais em contextos naturais de uso.

a. e II apenas.
b. III e IV apenas.
c. II e IV, apenas.
d. I, III e IV.
e. I, II e IV.

Essa pergunta também está no material:

linguística textual
1 pág.

Lingüística Textual

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a citação de Koch e Elias (2012) e a análise dos itens apresentados, a alternativa correta é a letra d) I, III e IV. Isso porque o item I menciona a sinalização textual como um apoio para o processamento textual, o item III menciona que o leitor realizará estratégias de processamento textual para ajudar na interpretação e o item IV define a Linguística Textual como o estudo das operações linguísticas, discursivas e cognitivas relacionadas à produção e processamento de textos. Já o item II está incorreto, pois a coesão e a coerência estão interligadas no processo de processamento textual.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais