Buscar

Questão 20 Complicações macrovasculares O DM e a IC, ao lado dos fatores de risco comuns, possuem processos siopatológicos semelhantes, como a ati...

Questão 20 Complicações macrovasculares

O DM e a IC, ao lado dos fatores de risco comuns, possuem processos siopatológicos semelhantes, como a ativação do sistema neuro-hormonal, a disfunção endotelial e o aumento do estresse oxidativo. Em relação a isso, assinale a alternativa INCORRETA:


A Estudos experimentais e clínicos sugerem a existência da cardiomiopatia diabética relacionada com microangiopatia, fatores metabólicos e fibrose miocárdica, que contribuem para o aumento da incidência e da gravidade da IC entre os pacientes com DM.
B Adicionalmente, a hiperglicemia pode aumentar os efeitos vasodilatadores das medicações utilizadas para o tratamento da IC.
C O DM, principalmente nos estágios mais avançados, pode causar uma neuropatia autonômica cardiovascular.
D A hiperglicemia está diretamente ligada à progressão do dano cardíaco, quer por acentuar os fatores de risco cardiovascular, quer por aumentar o depósito de colágeno intersticial, resultando em disfunção diastólica e sistólica.

Essa pergunta também está no material:

DM Complicações Crônicas
16 pág.

Endocrinologia Faculdade de Ciências Biomédicas de CacoalFaculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra B. A hiperglicemia não aumenta os efeitos vasodilatadores das medicações utilizadas para o tratamento da IC.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais