Buscar

cas que atuam através da membrana capilar; e (2) coeficiente de filtração capilar (Kf), produto da permeabilidade e área de superfície de filtração...

cas que atuam através da membrana capilar; e (2) coeficiente de filtração capilar (Kf), produto da permeabilidade e área de superfície de filtração dos capilares. Os capilares glomerulares têm taxa de filtração muito mais alta do que a maioria dos capilares em virtude da alta pressão hidrostática glomerular e do alto Kf.

MEMBRANA GLOMERULAR
A membrana capilar glomerular é similar à de outros capilares, exceto por apresentar três (em vez de duas) camadas principais: (1) o endotélio dos capilares; (2) uma membrana basal; e (3) uma camada de células epiteliais (podócitos) que circundam a superfície externa da membrana basal do capilar (ver Figura 27.2).
Juntas, essas camadas perfazem a barreira de filtração que, embora tenha três níveis, filtra centenas de vezes mais água e solutos do que a membrana de um capilar usual. Mesmo com essa alta taxa de filtração, a membrana capilar glomerular normalmente filtra somente uma pequena quantidade de proteínas plasmáticas.
A alta taxa de filtração através da membrana capilar glomerular deve-se, em parte, às suas características especiais. O endotélio capilar é perfurado por milhares de pequenos orifícios denominados fenestras, que lembram os capilares fenestrados encontrados no fígado, embora sejam menores. Porém, mesmo com fenestrações relativamente maiores, as proteínas celulares endoteliais são ricamente carregadas com carga negativa, o que dificulta a passagem de proteínas plasmáticas.
Ao redor do endotélio há a membrana basal, que consiste em uma rede de colágeno e fibrilas de proteoglicanos com amplos espaços através dos quais grandes quantidades de água e pequenos solutos são filtrados. A membrana basal dificulta muito a filtração de proteínas plasmáticas, em parte pelas fortes cargas negativas associadas aos proteoglicanos.
A porção final da membrana glomerular consiste em uma camada de células epiteliais (podócitos) que revestem a superfície externa do glomérulo. Esses podócitos não são contínuos, eles têm longos processos que lembram pés (podos) que circulam a superfície externa dos capilares . Os processos podais dessa membrana são separados por espaços denominados poros em fenda, através dos quais flui o filtrado glomerular. As células epiteliais, que possuem em sua estrutura proteínas cuja carga também é negativa, fornecem restrição adicional à filtração de proteínas plasmáticas. Portanto, todas as camadas do capilar glomerular promovem uma barreira contra a filtração de proteínas plasmáticas, porém permitem rápida filtração de água e da maioria dos solutos do plasma.

Filtrabilidade dos solutos inversamente proporcional ao seu tamanho.
A membrana do capilar glomerular é mais espessa do que a da maioria dos capilares, porém também mais porosa, filtrando líquidos em taxa mais alta. Apesar da alta taxa de filtração, a barreira de filtração glomerular é seletiva na determinação de quais moléculas serão filtradas, com base em seu tamanho e carga elétrica.
A Tabela 27.1 lista o efeito do tamanho molecular sobre a filtrabilidade de diferentes moléculas. Uma filtrabilidade igual a 1,0 significa que a substância é filtrada tão livremente quanto a água, enquanto uma rém é possível estimá-lo experimentalmente dividindo-se a TFG pela pressão resultante de filtração:
Kf = TFG/Pressão resultante de filtração
Embora o aumento do Kf eleve a TFG e sua diminuição também reduza a TFG, alterações do Kf provavelmente não proporcionam um mecanismo primário para a regulação diária normal da TFG.
Algumas doenças, todavia, reduzem o Kf por meio da redução do número de capilares glomerulares funcionais (o que reduz a área de superfície de filtração) ou pelo aumento da espessura da membrana capilar glomerular e redução de sua condutividade hidráulica. Por exemplo, a hipertensão crônica não controlada pode gradualmente diminuir o Kf por aumentar a espessura da membrana basal dos capilares glomerulares e, eventualmente, lesio


Essa pergunta também está no material:

SP04 - Quantas pedras no caminho
23 pág.

Fisiologia I Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do ItajaíCentro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você copiou e colou um trecho de um texto sobre a membrana capilar glomerular. No entanto, não vejo uma pergunta específica. Por favor, reformule sua pergunta para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais