Buscar

As heranças monogênicas são aquelas expressadas por um único gene, podendo ocorrer diferentes formas de dominância entre os alelos deste. Um exempl...

As heranças monogênicas são aquelas expressadas por um único gene, podendo ocorrer diferentes formas de dominância entre os alelos deste. Um exemplo de doença monogênica recessiva ligada ao X é a hemofilia. Sobre a herança monogênica recessiva ligada ao X e casamentos consanguíneos, analise as sentenças a seguir:
I- As heranças monogênicas são expressas por dois ou mais genes, sendo que diferentes formas de dominância podem ocorrer entre os alelos deste gene. Dentre elas há a dominância recessiva, em que é necessário que exista somente o alelo recessivo no gene para que ele possa se expressar.
II- Para as heranças monogênicas recessivas ligadas ao X, as mulheres precisam que os cromossomos X possuam o alelo recessivo para expressar a condição, enquanto os homens necessitam de apenas um cromossomo X com alelo recessivo, uma vez que só possuem um cromossomo X.
III- Filhos homens de mães portadoras do alelo recessivo têm maior chance de expressar a doença.
IV- Uma doença monogênica recessiva hereditária tem menor chance de ocorrer em famílias com casamentos consanguíneos devido a uma menor variabilidade genética, uma vez que há um padrão similar de hereditariedade.
Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - genetica humana e medica
6 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "As sentenças II e III estão corretas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais