Buscar

A projeção UTM (Universal Transversa de Mercator) foi baseada nos estudos do belga Gerardus Mercator (1512-1594), conhecido como o pai das projeçõe...

A projeção UTM (Universal Transversa de Mercator) foi baseada nos estudos do belga Gerardus Mercator (1512-1594), conhecido como o pai das projeções cilíndricas e um dos pioneiros na confecção de mapas de navegação e atlas.

Sobre esse tipo peculiar de projeção cartográfica, assinale a alternativa CORRETA:


A) Esse tipo de projeção é utilizado, especialmente, em projetos de pequena escala (1:1000 ou maiores). Por isso, a importância desse tipo de projeção é alta, especialmente quando se trata de projetos civis.


B) É o tipo de projeção mais utilizado, atualmente, que sucede à projeção proposta por Gauss-Krüger, mas que se diferencia totalmente da última, pois, na projeção UTM, o mapa é representado em um sistema tridimensional.


C) A projeção UTM é uma projeção analítica que tem como objetivo minimizar todas as deformações em um mapa a níveis toleráveis, representando-os em um sistema ortogonal bidimensional.


D) A projeção UTM é baseada no conceito de paralelepípedos de projeção, que são dispostos rotacionados em torno da superfície da Terra em uma rotação de 5°, totalizando, assim, 72 paralelepípedos ou 72 fusos.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais