Logo Passei Direto
Buscar
Na Europa do início do século XX, reinava um clima de euforia em face aos progressos industriais e aos avanços das tecnologias que também influenciou a Literatura. Com relação a esse período, assinale a alternativa CORRETA:


A O início do século representou um período de retorno ao Romantismo, especialmente na literatura.
B Existia uma atmosfera que propiciava o aparecimento de novas ideias artísticas e que traduziam a realidade.
C O progresso e a industrialização em nada contribuíram para a Arte.
D As vanguardas e os manifestos culturais tiveram origem no Brasil.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: Existia uma atmosfera que propiciava o aparecimento de novas ideias artísticas e que traduziam a realidade. Durante o início do século XX, houve um período de intensos avanços industriais e tecnológicos na Europa, o que influenciou a literatura e outras formas de arte. Essa atmosfera de progresso e mudança estimulou o surgimento de novas ideias artísticas que buscavam refletir a realidade da época.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

Na narrativa, Andrade investe na composição de personagens, no espaço urbano e regional, na divulgação da língua oral que se confere no livro através do regionalismo da fala brasileira - linguagem coloquial.


A Na narrativa, Andrade investe na composição de personagens, no espaço urbano e regional, na divulgação da língua oral que se confere no livro através do regionalismo da fala brasileira - linguagem coloquial.
B Andrade investe sua atitude ao mesmo tempo que o leitor sonha com a formação de uma realidade nacional.
C Quando a nação superar alguns obstáculos, dentre os quais, a opressão do indígena. O Brasil será despertado nas próprias raízes, nesta figura rapsodiana.
D Podemos afirmar que Mário de Andrade revela-se, assim, como na poesia, um ficcionista e um contista preocupado com os quinhentistas e os intentos dos parnasianistas e ainda atento às técnicas narrativas vanguardistas.

e de O Estado de S. Paulo.
III- Na obra, Euclides leva muito em consideração o clima, a vegetação e a geografia, sendo que a combinação da biologia e da geologia serviu para explicar o homem na obra.
IV- Na obra "Os Sertões", a teoria de Darwin de que os mais fortes é que sobrevivem é comprovado a partir do momento em que o exército guiado por militares aniquila o sertanejo.
Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

As vanguardas europeias, como movimentos culturais, revolucionaram a Arte, de modo geral. Nesse sentido, elas provocaram uma ruptura com o passado especialmente com a estética simbolista, vigente no fim do século XIX. Dentre as novas propostas estéticas, aparece o Surrealismo. Sobre esse movimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F paras as falsas:


( ) O movimento valorizava a intervenção fantasiosa da realidade.
( ) Salvador Dali, autor do quadro "A Persistência da Memória" foi um pintor surrealista.
( ) Para os autores surrealistas, as palavras deveriam ser escritas conforme viessem ao pensamento, sem seguir nenhuma estrutura coerente.
( ) A pintura e a literatura surrealistas tinham por base a descrição da realidade.

Os escritores da literatura brasileira, especialmente a partir do Período Realista, foram hábeis na criação de personagens instigantes e marcantes em seus romances e contos. Nesse sentido, sobre os personagens e suas caracterizações apresentadas nas obras, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Bentinho.
II- Rubião.
III- João Romão.
IV- Sérgio.
( ) A personagem se divide em sensações opostas entre o passado incerto de professor e o seguro presente de capitalista, em face da herança recebida pela morte de Quincas Borba.
( ) Nesta narrativa, o protagonista descreve os acontecimentos que marcaram sua vida no internato.
( ) Dom Casmurro, na velhice, por meio da escritura, relata inquietações vividas desde a adolescência.
( ) Neste romance, o dono do cortiço explora os empregados para atingir seus objetivos e acumular bens.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A I - III - IV - II.
B II - IV - I - III.
C IV - I - II - III.
D II - I - III - IV.

(ENADE, 2005) Atente para os textos I e II, abaixo:
I
O universo (que outros chamam a Biblioteca) compõe-se de um número indefinido, e talvez infinito, de galerias hexagonais, com vastos poços de ventilação no centro, cercados por balaustradas baixíssimas. (...) A Biblioteca existe ab aeterno. Dessa verdade, cujo corolário imediato é a eternidade futura do mundo, nenhuma mente razoável pode duvidar. (...) Em alguma estante de algum hexágono (raciocinaram os homens) deve existir um livro que seja a cifra e o compêndio perfeito de todos os demais: algum bibliotecário o consultou e é análogo a um deus. (Jorge Luís Borges, "A biblioteca de Babel", Ficções)
II
Sertão velho de idades. Porque - serra pede serra - e dessas, altas, é que o senhor vê bem: como é que o sertão vem e volta. Não adianta de dar as costas. Ele beira aqui, e vai beirar outros lugares, tão distantes. Rumor dele se escuta. Sertão sendo do
sol e os pássaros: urubu, gavião - que sempre voam, às imensidões, por sobre... Travessia perigosa, mas é a da vida. Sertão que se alteia e se abaixa. Mas que as curvas dos campos estendem sempre para mais longe. Ali envelhece vento. E os brabos bichos, do fundo dele...
(João Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas)
Encontram-se, nesses textos, dois espaços ficcionais bastante representativos, respectivamente, das obras de Borges e de Guimarães Rosa. Apesar d


A I
B II
C I e II
D Nenhum dos dois

As fortes diferenças entre esses espaços, eles apresentam uma característica essencial em comum. Qual é ela?


A O sentimento de superioridade do homem em relação à natureza.
B O sentimento de autossuficiência do indivíduo, confiante na razão.
C O sentido de uma totalização: a biblioteca e o sertão são apresentados como universos de máxima abrangência.
D O sentido de um anacronismo: a biblioteca e o sertão expressam valores ultrapassados.

Mais conteúdos dessa disciplina