Buscar

Durante a varredura ultrassonográfica hepática o médico deve observar uma série de itens para considerar se aquele órgão tem ecotextura normal ou n...

Durante a varredura ultrassonográfica hepática o médico deve observar uma série de itens para considerar se aquele órgão tem ecotextura normal ou não. Cite qual o (s) principal (ais) achado (s) no ultrassom em pacientes com lipidose ou hepatopatia crônica? No caso da avaliação hepática quais são os fatores que diferenciam a hepatopatia crônica (cirrose) de uma infiltração gordurosa.


O principal achado é que a ecogenicidade está aumentada, tem um aspecto difuso e conta com dificuldade para visualizar vasos e ductos. O que diferencia a cirrose de uma infiltração gordurosa é o tamanho do fígado. Na infiltração gordurosa o fígado estará aumentado de tamanho (hepatomegalia), enquanto na cirrose ocorrerá a diminuição do fígado (microhepatia).

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante a varredura ultrassonográfica hepática, o principal achado no ultrassom em pacientes com lipidose ou hepatopatia crônica é o aumento da ecogenicidade, que apresenta um aspecto difuso e dificuldade para visualizar vasos e ductos. Para diferenciar a hepatopatia crônica (cirrose) de uma infiltração gordurosa na avaliação hepática, um dos fatores é o tamanho do fígado. Na infiltração gordurosa, o fígado estará aumentado de tamanho (hepatomegalia), enquanto na cirrose ocorrerá a diminuição do fígado (microhepatia).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais