Buscar

O sistema de Estados soberanos exigia instituições estatais dentro das fronteiras e o desaparecimento de autoridades que interferissem de fora, par...

O sistema de Estados soberanos exigia instituições estatais dentro das fronteiras e o desaparecimento de autoridades que interferissem de fora, para que a autoridade suprema vigorasse dentro do território e tivesse independência política e integridade territorial. Tal autoridade conota legitimidade – aqui entendida como o direito de controlar instituições e poderes – e territorialidade, num momento em que as pessoas governadas pelos detentores de soberania são definidas pela locação dentro das fronteiras, não por relações familiares ou por crença religiosa.



JESUS, Diego Santos Vieira de. O baile monstro: o mito da Paz de Vestfália na história das relações internacionais modernas. História, São Paulo, n. 2, v. 29, p. 221-232, p. 222.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as opções que abordam os princípios da igualdade entre os Estados e da defesa da Paz:



(  ) O Organização das Nações Unidas deixou claro na Convenção dos Direitos e Deveres do Estado, que as grandes potências, reunidas no Conselho de Segurança da ONU, poderão intervir em qualquer país, como forma de garantir a ordem global.



 



( ) Segunda a Convenção dos Direitos e Deveres do Estado, eles são juridicamente iguais, desfrutam iguais direitos e possuem capacidade igual para exercê-los.



 



(  ) O princípio da defesa da paz indica o entendimento de que o Brasil deve evitar por todos os meios, em suas relações internacionais, a utilização da força ou mesmo a ameaça, contra a integridade territorial ou a dependência política de qualquer outro Estado soberano.



 



(  ) A Organização da Nações Unidas deixou claro em sua Carta que todos deverão evitar em suas relações internacionais a ameaça ou o uso da força contra a integridade territorial ou a dependência política de qualquer Estado.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada uma das afirmações e indicar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): - (V) O Organização das Nações Unidas deixou claro na Convenção dos Direitos e Deveres do Estado, que as grandes potências, reunidas no Conselho de Segurança da ONU, poderão intervir em qualquer país, como forma de garantir a ordem global. - (V) Segunda a Convenção dos Direitos e Deveres do Estado, eles são juridicamente iguais, desfrutam iguais direitos e possuem capacidade igual para exercê-los. - (V) O princípio da defesa da paz indica o entendimento de que o Brasil deve evitar por todos os meios, em suas relações internacionais, a utilização da força ou mesmo a ameaça, contra a integridade territorial ou a dependência política de qualquer outro Estado soberano. - (V) A Organização da Nações Unidas deixou claro em sua Carta que todos deverão evitar em suas relações internacionais a ameaça ou o uso da força contra a integridade territorial ou a dependência política de qualquer Estado. Portanto, as respostas corretas são: V, V, V, V.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando