Buscar

O Direito não é somente aquilo que consta dos textos de leis e códigos. Os textos legais apenas trazem ordens de conduta na sociedade, aptas a reg...


O Direito não é somente aquilo que consta dos textos de leis e códigos. Os textos legais apenas trazem ordens de conduta na sociedade, aptas a regular relações intersubjetivas. Por conseguinte, a procura do Direito no texto legal implica o encontro de um Direito mudo, aplicado como a desconsiderar o sujeito que interpreta sem saber a que serve, a quem obedece (ADAPTADO)



RIBEIRO, Fernado José Armando; BRAGA, Bárbara Gonçalves de Araújo. A aplicação do Direito na perspectiva hermenêutica de Hans Georg Gadamer. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 45, n. 177, p. 265-283, jan./mar. 2008, p. 265.

Assinale, a seguir, a alternativa correta que se refere à hermenêutica jurídica:

AA expressão hermenêutica vem do inglês enforcement, e significa a aplicação do que está escrito na lei, sem interpretação ou análise de jurisprudência.

BA hermenêutica jurídica é um tipo de direito baseado nos costumes, e não em textos legais escritos, como o código civil ou constituição. Sua origem é o direito romano.

CHermenêutica jurídica significa recorrer de uma decisão de um tribunal para outro tribunal. Tem relação, portanto, com os graus de jurisdição.

DHermenêutica é a ciência que fornece a técnica para a interpretação, que é o ato de apreensão jurídica.

EHermenêutica jurídica se refere à aplicação direta, sem interpretação, dos artigos constitucionais. Ela é sinônimo de eficácia constitucional plena.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que se refere à hermenêutica jurídica é a letra D: "Hermenêutica é a ciência que fornece a técnica para a interpretação, que é o ato de apreensão jurídica." A hermenêutica jurídica é responsável por fornecer os métodos e técnicas de interpretação das normas jurídicas, buscando compreender o sentido e o alcance das leis e códigos.

0
Dislike0
User badge image

Pablo Santos

DHermenêutica é a ciência que fornece a técnica para a interpretação, que é o ato de apreensão jurídica.

DHermenêutica é a ciência que fornece a técnica para a interpretação, que é o ato de apreensão jurídica.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais