As Cosmologias constituem-se a partir de relatos e descrições estabelecidas sobre o funcionamento da natureza e da sociedade; estes relatos, portanto, são fundamentais para a compreensão do desenvolvimento histórico das diferentes civilizações ao redor do mundo. Assim sendo, mediante o contexto apresentado, analise as seguintes afirmações: I. O desenvolvimento de uma Cosmologia religiosa se inviabiliza pelo fato do conhecimento religioso, necessariamente, contestar e dispensar a ciência como elemento interpretativo. II. Os saberes desenvolvidos por meio das Cosmologias implicam na necessidade de exclusão do conhecimento religioso, uma vez que este se associa a doutrinas inobserváveis. III. A dinâmica das Cosmologias religiosas envolve a presença de relatos e concepções doutrinárias acerca da realidade, muito embora o debate com a ciência seja possível e mesmo aceitável. É correto o que se afirma em:
I e II, apenas. I, apenas. II e III, apenas. II, apenas.
A construção de uma síntese interpretativa a respeito dos diferentes movimentos religiosos e suas características implica na necessidade de estruturar os conceitos de Cosmologia e Cosmogonia na perspectiva analítica destas matrizes de culto. Assim, o pesquisador tem condições efetivas de compreender o modo pelo qual se constituíram as diferentes civilizações. Desta forma, de acordo com as colocações efetivadas pelo texto-base, é correto mencionar, com base nos conceitos da Antropologia da Religião, que:
A) a existência do mito prejudica, ou mesmo limita, o desenvolvimento de uma Cosmogonia religiosa. B) o desenvolvimento das Cosmogonias religiosas ocorreu a partir das religiões abraâmicas e suas interpretações sobre a vida humana. C) uma Cosmologia religiosa associa a criação do universo à ação do sagrado, embora o fim do universo seja um domínio da ciência. D) o fenômeno religioso concebe Cosmologias religiosas que estendem a influência do sagrado sobre o universo. E) a Cosmogonia cristã associa a importância do embate entre divindades rivais como elemento-chave para a criação do universo.