Buscar

Questão 1: (Valor da questão: 3,0 pontos) Nossa aula 1 trata do trabalho na sociedade e sua influência no trabalho escolar/docente. A partir dessa...

Questão 1: (Valor da questão: 3,0 pontos)

Nossa aula 1 trata do trabalho na sociedade e sua influência no trabalho escolar/docente.
A partir dessa ideia central:

1.1 Caracterize as perspectivas fordista e taylorista de organização do trabalho, explicitando como estas perspectivas influenciam a compreensão do trabalho escolar e do trabalho do gestor. (1,5)

As perspectivas fordista e taylorista tinham como objetivo o aumento da eficiência no trabalho, onde era possível organizar uma linha de produção, intensificando a organização e maior agilidade de cada colaborador, fazendo com que produzisse mais produtos, porém com menor tempo. Logo, notamos a influencia direta no trabalho escolar e do trabalho do gestor, pois é um ambiente que o educador necessita exercitar essas perspectivas a fim de aumentar sua produtividade, fazendo com que seus alunos sejam mais eficientes ao aprender e o trabalho do gestor se faz importante quando se mostra necessário sua presença como o individuo que tem a visão de fora e consegue visualizar as melhores possibilidades de melhoria no meio de transferência de conhecimento, estando sempre atento as novas oportunidades.

1.2 Quais as modificações das relações de trabalho na “Era Digital” destacadas por Ricardo Antunes no vídeo (aula 1 – sala virtual), considerando as perspectivas anteriores caracterizadas na questão 1.1? (1,5)

De acordo com Ricardo Antunes, hoje estamos em um mundo digitalizado, onde na era de Taylor e Ford era um trabalho mecanizado, porém nesse ultimo citado havia uma certa regulamentação trabalho, como por exemplo em nosso país a CLT (consolidação de Leis do Trabalho), porém com a evolução da chamada “Era Digital”, os trabalhadores vem perdendo essa regulamentação e começa a entrar em contratos como os intermitentes, onde só recebe o a hora trabalhada, ou podemos citar a “uberização”, com isso o colaborador vem diminuindo seu poder de barganha e os direito adquiridos.


Essa pergunta também está no material:

AD1_2023_01_Gestão I Ana Beatriz
4 pág.

Gestão 1 Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir das informações fornecidas, podemos responder às questões propostas: 1.1 As perspectivas fordista e taylorista de organização do trabalho são caracterizadas pelo aumento da eficiência e produtividade por meio da especialização das tarefas e da padronização dos processos. Essas perspectivas influenciam a compreensão do trabalho escolar e do trabalho do gestor, pois o educador precisa aplicar essas abordagens para aumentar a produtividade dos alunos, enquanto o gestor deve identificar oportunidades de melhoria no processo de transferência de conhecimento. 1.2 Segundo Ricardo Antunes, na "Era Digital", as relações de trabalho passaram por modificações significativas. As perspectivas fordista e taylorista, caracterizadas pela regulamentação do trabalho, foram substituídas por contratos mais flexíveis, como o trabalho intermitente e a "uberização". Isso resultou na perda de direitos e no enfraquecimento do poder de negociação dos trabalhadores. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais