Buscar

AD1_2023_01_Gestão I Ana Beatriz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROAD1 ( X ) 2023.1
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: GESTÃO I - EAD08026
Coordenador: SIMONE FADEL 
Nota =
Questão 1: (Valor da questão: 3,0 pontos)
Nossa aula 1 trata do trabalho na sociedade e sua influência no trabalho escolar/docente. A partir dessa ideia central:
1.1 Caracterize as perspectivas fordista e taylorista de organização do trabalho, explicitando como estas perspectivas influenciam a compreensão do trabalho escolar e do trabalho do gestor. (1,5)
As perspectivas fordista e taylorista tinham como objetivo o aumento da eficiência no trabalho, onde era possível organizar uma linha de produção, intensificando a organização e maior agilidade de cada colaborador, fazendo com que produzisse mais produtos, porém com menor tempo. Logo, notamos a influencia direta no trabalho escolar e do trabalho do gestor, pois é um ambiente que o educador necessita exercitar essas perspectivas a fim de aumentar sua produtividade, fazendo com que seus alunos sejam mais eficientes ao aprender e o trabalho do gestor se faz importante quando se mostra necessário sua presença como o individuo que tem a visão de fora e consegue visualizar as melhores possibilidades de melhoria no meio de transferência de conhecimento, estando sempre atento as novas oportunidades.
1.2 Quais as modificações das relações de trabalho na “Era Digital” destacadas por Ricardo Antunes no vídeo (aula 1 – sala virtual), considerando as perspectivas anteriores caracterizadas na questão 1.1? (1,5)
De acordo com Ricardo Antunes, hoje estamos em um mundo digitalizado, onde na era de Taylor e Ford era um trabalho mecanizado, porém nesse ultimo citado havia uma certa regulamentação trabalho, como por exemplo em nosso país a CLT (consolidação de Leis do Trabalho), porém com a evolução da chamada “Era Digital”, os trabalhadores vem perdendo essa regulamentação e começa a entrar em contratos como os intermitentes, onde só recebe o a hora trabalhada, ou podemos citar a “uberização”, com isso o colaborador vem diminuindo seu poder de barganha e os direito adquiridos.
Questão 2: (Valor da questão: 4,0 pontos)
.
Na nossa aula 2, são apresentados alguns estudiosos que se destacaram na compreensão da sociedade brasileira. 
2.1 Complete o quadro abaixo a partir da consulta ao nosso material didático aula 2 e ao material sobre Darcy Ribeiro incluso na nossa sala de aula virtual. (1,0 ponto)
	Pensador
	Principais ideias
	Gilberto Freire
	Pensava na cultura brasileira de maneira formal e original, analisando o Brasil a partir do seu interior com foco no cotidiano e apresenta o conceito de cultura no lugar de raça, focaliza ao seu historicismo Alemão.
	Sergio Buarque de Holanda
	Apresentava sua própria impressão a respeito da realidade brasileira, onde o trabalhador teve um papel residual em nossa formação, de maneira que o trabalhador tinha como objetivo o meio e não o fim, porém enfrentando as dificuldades, focaliza no legado português.
	Roberto da Matta
	Contempla a atualidade brasileira e ao invés de focalizar no legado português ou outro, focaliza nos aspectos do dia-a-dia do povo brasileiro. Trata de um Brasil moderno, urbano e industrial.
	Darcy Ribeiro
	
Darcy Ribeiro tinha como objetivo a educação brasileira, diretamente focado para a inclusão social da população, oferecendo a todos o acesso à educação para garantir um futuro de cidadania. Dizia que o conhecimento universal tem que ser acessível a toda população.
2.2 Desenvolva um texto buscando apresentar a escola como uma instituição social, isto é, articulada ao contexto social. Você pode utilizar como fonte as questões apontadas no vídeo de Antonio Nóvoa (sala virtual – aula 2) ou as questões referentes ao racismo estrutural (texto Cenpec – sala virtual aula 2) (2,0 pontos)
A escola é um local de aprendizagem, utilizado para a formação e transformação de indivíduos, porém também é um lugar crianças e jovens são acolhidos, essas mesmas crianças e jovens buscam acolhimento, com a o intuito de uma inclusão social, independente da sua cor ou raça. É necessário ter a ciência que esses indivíduos que compõem a instituição de ensine, são pessoas que irão construir o mundo. 
A escola pode ser utilizada como instrumento de inclusão social a partir do momento que inclui indivíduos de diversas raças e classes em atividades que apresentem novas opções de futuro, não penas algo monótono já previsto, mas sim atividades que chamem a atenção e despertem novas possibilidades, oportunidades essas que não se teria fora da escola, inclusive a interação entre as demais pessoas em um ambiente propicio e acolhedor.
Com a escola realizando o seu papel, de maneira eficiente, de orientar e formar os indivíduos, podemos ter a construção de um futuro melhor, onde a nossa sociedade poderá ser uma sociedade onde todas as classes terão acesso a uma educação de qualidade, com o pensamento maduro e otimista quanto ao aspecto sociocultural do nosso país.
2.3. Indique e comente características do pensamento educativo de Darcy Ribeiro presente na proposta dos CIEPs. (1,0 ponto)
Darcy tinha como objetivo oferecer o acesso a uma educação de qualidade para todas a pessoas, principalmente as que viviam em comunidades onde não era ofertado uma educação pública de qualidade e não era possível pagar uma escola particular devido a situação financeira. Com isso Darcy pensava diretamente na inclusão social, onde em seu projeto dos CIEPs, era o objetivo acolher essas crianças e jovens, mostrando e oferecendo atividades que as mesmas não teriam fora da escola sem que pagassem por essas atividades. É uma boa proposta, quando colocada em prática, pois essas crianças e adultos seriam acolhidos pela instituição em tempo integral e com professores treinados para aquele novo método de ensino e acolhimento dessa classe.
A ideia de treinar novos professores para trabalhar na instituição, foi uma forma de direcionar o projeto de acordo com as propostas estabelecidas, pois dessa maneira seria possível indicar o que cada um iria fazer, como fazer e quando fazer, não se deixando fugir do tema principal que era a inclusão social.
Questão 3. (3,0 pontos)
3.1Apresente-se no Fórum de apresentação proposto nas atividades iniciais e comente duas postagens de seus colegas. 
3.2 Faça uma breve autoavaliação de sua participação e compromisso com a disciplina de Gestão I. Sinalize pontos que devem ser mantidos na sua postura atual e pontos que devem ser modificados para que você possa concluir nossa disciplina com sucesso.
Em relação a disciplina, tenho grandes expectativas no conhecimento que será construído, não acho fácil, mas acho que a cada dia venho me superando e entregando o meu melhor para concluir esta disciplina com êxito, com muita força e dedicação.
Obs.: Considere sua participação nas tutorias presenciais, caso haja tutor; seu conhecimento sobre nossa sala de aula virtual, acessos realizados, atividades realizadas. Calendário elaborado por você para o cumprimento das atividades, consulta a novos materiais, consulta aos materiais de aprofundamento etc.

Outros materiais