Buscar

A avaliação da aprendizagem está diretamente relacionada à avaliação do ensino, isto é, quando um professor avalia o que os alunos aprenderam, está...

A avaliação da aprendizagem está diretamente relacionada à avaliação do ensino, isto é, quando um professor avalia o que os alunos aprenderam, está também avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar. Por isso, a avaliação é tão importante no cotidiano escolar, pois ela fornece pistas para a reorganização da prática pedagógica, quando necessário. Neste sentido, sobre os quatro princípios da avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A avaliação é um processo contínuo e sistemático, fazendo parte do processo ensino-aprendizagem. Por causa disso, a avaliação não pode ser tratada como um fim em si mesma, mas sempre como um meio, um recurso. Avaliar requer planejamento sistemático. Não é possível avaliar esporádica ou improvisadamente, mas normalmente ao longo de todo o processo, para reorientá-lo e aperfeiçoá-lo.

(    ) A avaliação é funcional, pois se realiza em função de objetivos previstos nos planejamentos. Os objetivos, embora não sejam os únicos, são elementos fundamentais da avaliação, uma vez que verificar o alcance ou não dos objetivos faz parte da avaliação.

(    ) A avaliação é orientadora, pois indica as dificuldades e os avanços dos alunos. Assim, ajuda os professores a replanejar seu trabalho, pondo em prática, inclusive, procedimentos alternativos quando se revelarem necessários.

(    ) A avaliação é integral, uma vez que considera o aluno como um ser total e integrado, e não de forma compartimentada. Todas as dimensões do aluno devem estar presentes, desde os aspectos comportamentais, cognitivos, afetivos, até os psicomotores. Por isso, é necessário coletar uma ampla variedade de dados, o que vai muito além da rotineira prova escrita.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) V - V - V - V.


B) V - V - V - F.


C) V - F - V - V.


D) F - V - F - V.

Anterior

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é a alternativa C) V - F - V - V.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais