Buscar

Sobre a teoria do bem jurídico em matéria ambiental, marque as opções corretas: I. O Direito Penal brasileiro só atribui ao bem jurídico a função l...

Sobre a teoria do bem jurídico em matéria ambiental, marque as opções corretas:

I. O Direito Penal brasileiro só atribui ao bem jurídico a função legitimadora de normas penais incriminadoras, baseadas em preceitos meramente morais.

II. Segundo a jurisprudência do STF, o Direito Penal ambiental não se presta à proteção de bens jurídicos afetos ao meio ambiente.

III. Paulo Queiroz defende que a teoria do bem jurídico é a própria teoria dos fins da pena.

IV. Luiz Regis Prado diferencia o bem jurídico do objeto material do delito (já que este é a pessoa ou a coisa sobre a qual incide a conduta).

V. Uma das grandes vantagens dos tipos penais ambientais é a facilidade com que se demonstra a relação de causalidade entre a conduta e a lesão ao bem jurídico.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sobre a teoria do bem jurídico em matéria ambiental, as opções corretas são: I. O Direito Penal brasileiro só atribui ao bem jurídico a função legitimadora de normas penais incriminadoras, baseadas em preceitos meramente morais. III. Paulo Queiroz defende que a teoria do bem jurídico é a própria teoria dos fins da pena. IV. Luiz Regis Prado diferencia o bem jurídico do objeto material do delito (já que este é a pessoa ou a coisa sobre a qual incide a conduta). V. Uma das grandes vantagens dos tipos penais ambientais é a facilidade com que se demonstra a relação de causalidade entre a conduta e a lesão ao bem jurídico. A opção II está incorreta, pois a jurisprudência do STF reconhece que o Direito Penal ambiental se presta à proteção de bens jurídicos afetos ao meio ambiente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais