Buscar

Como se dá o transporte de elétrons mediado pela cadeia transportadora de elétrons mitocondrial? Detalhe os complexos em sua descrição.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O transporte de elétrons mediado pela cadeia transportadora de elétrons mitocondrial ocorre na membrana interna da mitocôndria. A cadeia transportadora de elétrons é composta por quatro complexos principais: complexo I (NADH desidrogenase), complexo II (succinato desidrogenase), complexo III (citocromo bc1) e complexo IV (citocromo c oxidase). No complexo I, o NADH é oxidado a NAD+ e os elétrons são transferidos para o complexo através de uma série de reações redox. Os elétrons são transferidos para o coenzima Q (ubiquinona), que é reduzido a ubiquinol. No complexo II, o succinato é oxidado a fumarato e os elétrons são transferidos para o coenzima Q, também reduzindo-o a ubiquinol. O ubiquinol, então, transfere os elétrons para o complexo III, onde ocorre a transferência de elétrons para o citocromo c. O citocromo c, por sua vez, transfere os elétrons para o complexo IV. No complexo IV, os elétrons são transferidos para o oxigênio, que é reduzido a água. Durante esse processo, ocorre a geração de um gradiente eletroquímico de prótons através da membrana mitocondrial interna, que é utilizado pela ATP sintase para a síntese de ATP. Essa é uma descrição simplificada do transporte de elétrons mediado pela cadeia transportadora de elétrons mitocondrial. Existem outros componentes e processos envolvidos, mas espero que isso tenha lhe dado uma ideia geral de como ocorre.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais