Buscar

Considerando a icterícia neonatal como um agravo a saúde do recém-nascido, avalie as afirmações a seguir:  I - A icterícia é a expressão clínica ...


Considerando a icterícia neonatal como um agravo a saúde do recém-nascido, avalie as afirmações a seguir: 


I - A icterícia é a expressão clínica da hipobilirrubinemia, que é definida como “a concentração sérica de bilirrubina indireta (BI) menor que 1,3 a 1,5 mg/dL ou de bilirrubina direta (BD) superior a 1,5 mg/dL. 


II - O recém-nascido produz cerca de três vezes mais bilirrubina que o adulto, devido à menor vida média de suas hemácias, que por sua vez contêm maior quantidade de bilirrubina. 


III- A bilirrubina apresenta atividade tóxica para o tecido nervoso, sendo que níveis acima de 14 mg/dL caracterizam icterícia patológica e podem apresentar a chamada encefalopatia bilirrubínica, denominada de kernicterus. 


IV - O tratamento para a icterícia consiste no uso da fototerapia, e em casos mais graves, a exsanguíneo-transfusão (EST). 


V - Os RN com encefalopatia bilirrubínica apresentam hipertonia, dificuldade na micção, febre, cianose de extremidades, insuficiência renal e convulsões. 


É correto apenas o que se afirma em  

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

É correto apenas o que se afirma em: I - A icterícia é a expressão clínica da hipobilirrubinemia, que é definida como “a concentração sérica de bilirrubina indireta (BI) menor que 1,3 a 1,5 mg/dL ou de bilirrubina direta (BD) superior a 1,5 mg/dL. II - O recém-nascido produz cerca de três vezes mais bilirrubina que o adulto, devido à menor vida média de suas hemácias, que por sua vez contêm maior quantidade de bilirrubina. III- A bilirrubina apresenta atividade tóxica para o tecido nervoso, sendo que níveis acima de 14 mg/dL caracterizam icterícia patológica e podem apresentar a chamada encefalopatia bilirrubínica, denominada de kernicterus. IV - O tratamento para a icterícia consiste no uso da fototerapia, e em casos mais graves, a exsanguíneo-transfusão (EST). V - Os RN com encefalopatia bilirrubínica apresentam hipertonia, dificuldade na micção, febre, cianose de extremidades, insuficiência renal e convulsões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais