Buscar

3- Os três tipos de welfare state são: O primeiro é caracterizado como Liberal, o qual possui características: de uma política focalizada na assist...

3- Os três tipos de welfare state são:
O primeiro é caracterizado como Liberal, o qual possui características: de uma política focalizada na assistência aos comprovadamente pobres, reduzidas transferências universais ou planos modestos de Previdência; benefícios restritos à população de baixa renda, reforma social limitada por normas tradicionais e liberais da ética do trabalho; critérios rigorosos para acesso aos benefícios e associados ao estigma e benefícios modestos.
O segundo é classificado como conservador e corporativista, tendo como base o modelo Bismarckiano. Neste não havia obsessão liberal com a mercadoria e a busca pela eficiência nunca foi marcante; a concessão de direitos sociais não é uma questão convertida; os direitos preservam o status ligado à estratificação social, o que limitaria a sua capacidade redistributiva; o edifício estatal substitui o mercado enquanto provedor de benefícios sociais, de modo que a Previdência privada possui um papel secundário.
O terceiro é designado como social-democrata, este modelo promove uma igualdade com melhorias das necessidades mínimas, com serviços e benefícios compatíveis com os gastos mais redefinidos das classes médias e igualdade na prestação de serviços garante aos trabalhadores plena participação na qualidade dos direitos desfrutados pelos mais ricos. Os benefícios são desmercadorizados universalistas, todas as camadas são incorporadas a um sistema universal de seguros, mas com benefícios graduados de acordo com os ganhos habituais.

Essa pergunta também está no material:

Estudo dirigido de Soraia
1 pág.

Movimentos Sociais Contemporâneos Universidade Federal de PernambucoUniversidade Federal de Pernambuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os três tipos de welfare state são: 1) Liberal: caracterizado por uma política focalizada na assistência aos comprovadamente pobres, reduzidas transferências universais ou planos modestos de Previdência; benefícios restritos à população de baixa renda, reforma social limitada por normas tradicionais e liberais da ética do trabalho; critérios rigorosos para acesso aos benefícios e associados ao estigma e benefícios modestos. 2) Conservador e corporativista: baseado no modelo Bismarckiano, neste tipo não há uma obsessão liberal com a mercadoria e a busca pela eficiência não é marcante; a concessão de direitos sociais não é uma questão convertida; os direitos preservam o status ligado à estratificação social, limitando sua capacidade redistributiva; o Estado substitui o mercado como provedor de benefícios sociais, com a Previdência privada tendo um papel secundário. 3) Social-democrata: este modelo promove uma igualdade com melhorias das necessidades mínimas, com serviços e benefícios compatíveis com os gastos mais redefinidos das classes médias e igualdade na prestação de serviços garante aos trabalhadores plena participação na qualidade dos direitos desfrutados pelos mais ricos. Os benefícios são desmercadorizados e universalistas, todas as camadas são incorporadas a um sistema universal de seguros, mas com benefícios graduados de acordo com os ganhos habituais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais