O texto coloca em questão as necessidades e consequências que os seres humanos têm de enfrentar ao utilizarem os recursos florestais, através do desmatamento. Sobre essa atividade, assinale a alternativa correta:
a. II e III apenas. b. I e II apenas. c. I, II e III. d. I e III apenas. e. I apenas.
Considerando esses dados e o fenômeno do efeito estufa, avalie assinale a alternativa correta:
a. A China é a maior emissora de gases do efeito estufa sendo responsável por cerca de 22% das emissões mundiais de metano. b. O Brasil é responsável por 5% das emissões dos gases do efeito estufa, sobretudo referente à emissão de monóxido de carbono. c. Todos os países apontados no infográfico têm como principal poluente emissor o monóxido de carbono. d. China e Estados Unidos lideram o ranking de emissões de gases do efeito estufa, totalizando aproximadamente 34% das emissões. e. Rússia e Indonésia contribuem, juntas, com aproximadamente 4% das emissões de dióxido de carbono.
O poeta cearense Patativa do Assaré versa sobre as mudanças ecológicas trazidas pela chuva no sertão nordestino, ambiente dominado pela Caatinga. Sobre esse ecossistema, assinale a alternativa que contém apenas as afirmacoes corretas.
a. Apenas I e II b. Apenas I, II e IV c. Apenas I, II e III d. I, II, III e IV e. Apenas I
De acordo com o contexto, quais das afirmacoes estão corretas?
I - Protegidos, restaurados onde estiverem danificados. II- Administrados de forma sustentável, para reduzir os impactos das atividades do homem que representam um prejuízo significativo e irreversível do nosso patrimônio. III- Administrados de forma sustentável para preservação das gerações futuras. a. Amazônia e Mata Atlântica apresentam características semelhantes, mas não se enquadram dentro de um mesmo ecossistema mundial. b. Tundras se localizam na porção sul em relação às taigas e possuem árvores de pequeno porte. c. Apesar das semelhanças, Pampas e as pradarias norte-americanas não constituem um mesmo ecossistema. d. Embora haja diferenças na fitofisionomia, Cerrado e Pantanal são áreas de savana. e. Florestas temperadas são exclusivas do hemisfério norte.
Sobre os ecossistemas americanos, assinale a alternativa correta.
A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem agentes químicos, faz com que o gás carbônico dissolvido na água se eleve, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado eutrofização. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem metais pesados, faz com que o oxigênio dissolvido na água caia abruptamente, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado hipóxia. a. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem agentes químicos, faz com que o gás carbônico dissolvido na água se eleve, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado eutrofização. b. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem metais pesados, faz com que o oxigênio dissolvido na água caia abruptamente, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado hipóxia.