Buscar

QUESTÃO 2) Conceitue e explique, de forma objetiva, a relação do dilema de segurança e as Forças Armadas no âmbito das Relações Internacionais.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No âmbito das Relações Internacionais, o dilema de segurança refere-se à situação em que um Estado busca aumentar sua própria segurança, mas acaba gerando insegurança nos outros Estados. Isso ocorre porque as ações de um Estado para se proteger podem ser interpretadas como uma ameaça pelos demais, levando-os a adotar medidas defensivas, o que por sua vez pode ser interpretado como uma ameaça pelo Estado inicialmente preocupado com sua segurança. No contexto das Forças Armadas, elas desempenham um papel importante na gestão do dilema de segurança. Por um lado, as Forças Armadas são responsáveis pela defesa e proteção do Estado, garantindo sua segurança e soberania. Por outro lado, a presença e o fortalecimento militar podem ser percebidos como uma ameaça pelos outros Estados, alimentando o dilema de segurança. Assim, a relação entre o dilema de segurança e as Forças Armadas no âmbito das Relações Internacionais é complexa. Enquanto as Forças Armadas são necessárias para garantir a segurança de um Estado, sua presença e ações podem gerar desconfiança e insegurança nos demais Estados, alimentando o ciclo do dilema de segurança.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais