Buscar

Como funciona uma termoelétrica operando com Ciclo Rankine (ciclo a vapor). Quais os componentes do ciclo a vapor Rankine? a) Inicia com a queima...

Como funciona uma termoelétrica operando com Ciclo Rankine (ciclo a vapor). Quais os componentes do ciclo a vapor Rankine?


a) Inicia com a queima do combustível para geração de calor, provocando o aquecimento de uma caldeira com água líquida que, gradativamente, é convertida em vapor de água. O vapor de água superaquecido aciona as turbinas provocando a movimentação os geradores que fazem a conversão da energia cinética em energia elétrica. Após a conversão, o vapor de água é direcionado para um condensador, onde retorna ao estado líquido e, com o auxílio de uma bomba, é enviado novamente à caldeira. Componentes do ciclo Rankine: caldeira, turbina a vapor, condensador e bomba hidráulica.

Essa pergunta também está no material:

Atividade - Maquinas termicas
1 pág.

Máquinas Térmicas Universidade Federal Rural do Semi-ÁridoUniversidade Federal Rural do Semi-Árido

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Isso mesmo! Uma termoelétrica operando com o Ciclo Rankine, também conhecido como ciclo a vapor, possui os seguintes componentes: 1. Caldeira: onde ocorre a queima do combustível para gerar calor, aquecendo a água líquida e convertendo-a gradualmente em vapor de água. 2. Turbina a vapor: o vapor de água superaquecido aciona as turbinas, gerando energia cinética que é convertida em energia elétrica pelos geradores. 3. Condensador: após a conversão de energia, o vapor de água é direcionado para o condensador, onde ocorre a sua condensação, retornando ao estado líquido. 4. Bomba hidráulica: com o auxílio de uma bomba, o líquido condensado é enviado novamente à caldeira, reiniciando o ciclo. Esses são os principais componentes do ciclo a vapor Rankine em uma termoelétrica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais