Buscar

Fumaça preta e amarela saía das chaminés dia e noite. Na Vila Parisi, bairro residencial de baixa renda próximo a indústrias de petróleo, fertiliza...

Fumaça preta e amarela saía das chaminés dia e noite. Na Vila Parisi, bairro residencial de baixa renda próximo a indústrias de petróleo, fertilizantes e metais, nasciam crianças com graves malformações nos membros e no sistema nervoso. Pelo menos 37 nasceram mortas devido a problemas como a anencefalia, a falta de cérebro. Apontada pela ONU como a cidade "mais poluída do mundo", Cubatão ficou conhecida globalmente como "Vale da Morte". Apenas 10 anos depois, no entanto, Cubatão foi reconhecida na Conferência sobre o Meio Ambiente da ONU, Eco-92, como símbolo de recuperação ambiental. Com a imposição de medidas de controle, como instalação de filtros nas chaminés, as emissões de poluentes chegaram a cair 90% e, com elas, os números de pessoas com doenças respiratórias e de bebês comprometidos. Cubatão perdeu o posto de cidade mais poluída do mundo - e até mesmo do Brasil, segundo dados de 2014 da Organização Mundial de Saúde. Mas estudos da agência da ONU reforçam que o perigo para a população local não está de todo eliminado e necessita de supervisão constante.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o ocorrido em Cubatão.

Alternativas:

  • a)
  • As leis ambientais estão, cada vez menos, sendo respeitadas, o que acabou por provocar tanta poluição na cidade de Cubatão.
  • b)
  • A cidade de Cubatão apresentou em 2014 um dos maiores índices de anencefalia e outros problemas tais como no sistema nervoso.
  • c)
  • Cubatão, assim como demais municípios da região Sudeste brasileira, ainda são consideradas as cidades mais poluídas do mundo.
  • d)
  • Com novas tecnologias e investimentos no setor, Cubatão é um bom exemplo de como se pode ter um desenvolvimento industrial.
  • e)
  • Mesmo com investimentos em tecnologias limpas, Cubatão é o exemplo de que, depois de poluído, o meio não se recupera.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Mesmo com investimentos em tecnologias limpas, Cubatão é o exemplo de que, depois de poluído, o meio não se recupera.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais