Buscar

Aula 2 – Como Tudo Começou A ação missionária e educativa: No começo era a catequese. Os religiosos da COMPANHIA DE JESUS foram os primeiros respon...

Aula 2 – Como Tudo Começou
A ação missionária e educativa: No começo era a catequese. Os religiosos da COMPANHIA DE JESUS foram os primeiros responsáveis por uma educação sistemática no país. Fácil imaginar, e você já deve ter-se apercebido disso, que o objetivo maior dos jesuítas era o de difundir o Evangelho. Entretanto, também ensinavam princípios morais, normas de comportamento e alguns ofícios. Aos poucos, essa ação educativa foi ampliada para a educação da classe dominante, representada pelos colonizadores e seus descendentes. Como você vê, o povo estava de fora. Mas que tipo de ensino desenvolviam os jesuítas? Ler e escrever, para a maioria da população, e ENSINO HUMANÍSTICO para alguns da classe dominante, ensino esse totalmente afastado da realidade da colônia e seguindo o modelo da cultura europeia. É importante destacar que, do início da colonização até 1759, ano da expulsão dos jesuítas, todo o processo educacional e a própria vida social da colônia sofreram pesada influência jesuítica, que persistiu ao longo de nossa História.
A corte chega ao Brasil: Há um fato interessante em relação ao período compreendido entre a expulsão dos jesuítas (1759) e a chegada de D. João VI (1808) que precisamos destacar. É a Reforma Pombalina, de natureza anticlerical. Essa reforma procurava corrigir o traço formal e religioso do ensino, incluindo o conhecimento científico não aceito pelos jesuítas. Você sabe por que nos lembramos dessa Reforma? Nela não se destaca nenhum avanço na educação popular, e, como se imagina, o processo de exclusão se acentua devido ao fechamento das escolas missionárias.
A partir da chegada de D. João VI, começa a se delinear, no Brasil , uma classe média muito atuante, influenciada por correntes de pensamento ligadas ao LIBERALISMO.
Independência ou Morte – Brasil Império: Fica difícil avaliar o que é ser independente. Afinal, tantos anos depois, nós – e também outras ex-colônias na África e na América Latina – continuamos dependentes de outros países. O tão sonhado “sol da liberdade” continua sendo, para todos, uma meta. Bem, mas e quanto ao secundário? Essa modalidade atendi a um número limitado de alunos, nos chamados liceus provinciais, de caráter PROPEDÊUTICO, que, ao final, acabaram se transformando em preparatórios para exames do curso superior. O governo imperial, para responder aos anseios dos mais aquinhoados financeiramente, estimulava a criação, nas províncias, desses colégios. Insuficientes para atender a demanda, acabaram estimulando o surgimento de cursos e colégios particulares, preparatórios para o ensino superior. E o ensino profissional? Como seria de esperar, havia certo descaso público e alguma aversão a todo tipo de ensino profissional, sempre destinado aos pobres, aos órfãos e aos pouco escolarizados. Essa visão encontrava apoio em uma sociedade fundada numa ordem social escravocrata.
Resumo livro: Nesta aula, teve-se a oportunidade de observar que o descaso pelo ensino público tem sido uma constante desde o início de nossa colonização. Toda ação educacional estava voltada para o benefício da aristocracia rural e da burguesia emergente. Desse modo, não havia nenhuma ação consistente em prol da escolarização dos não ou pouco escolarizados. Uma imensa população adulta analfabeta assumiu os postos de trabalho, tanto no campo como nas manufaturas, e o ensino profissional ficou restrito às camadas mais pobres da população. A educação primária objetivava apenas escrita, leitura e cálculos elementares, ocasionando a regressão de conhecimentos dos que não prosseguiam os estudos.


Essa pergunta também está no material:

Resumo AP1 EJA Questionário
19 pág.

Educação de Jovens e Adultos Universidade do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você compartilhou um trecho de um livro ou texto relacionado à história da educação no Brasil. Como posso ajudar com base nesse trecho?

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina