Buscar

PERGUNTA 2 A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento-base, não jurídico, que delineia a proteção universal dos direitos hum...

PERGUNTA 2
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento-base, não jurídico, que delineia a proteção universal dos direitos humanos básicos. Esse documento foi elaborado principalmente pelo jurista canadense John Peters Humphrey, contando com a ajuda de várias representantes de origens jurídicas e culturais de todas as regiões do planeta. O documento foi adotado pela ONU em dezembro de 1948. Quais foram os acontecimentos que levaram a formulação do documento no contexto histórico da época?


“A Guerra dos Cem Anos, ocorrida entre 1337 e 1422, não foi uma guerra contínua, mas sim uma sucessão de batalhas envolvendo França e Inglaterra durante o processo de formação das monarquias nacionais europeias”. Essa guerra garantiu a que a Declaração dos Direitos Humanos fosse levada para toda a Europa.
Abalados pela recente barbárie da Segunda Guerra Mundial, e com o intuito de construir um mundo sob novos alicerces ideológicos, os dirigentes das nações que emergiram como potências no período pós-guerra, estabeleceram na Conferência de Yalta, em 1945, as bases de uma futura paz mundial, acertando a criação de uma organização multilateral que promovesse negociações sobre conflitos internacionais para evitar guerras, promover a paz e a democracia, e fortalecer os direitos humanos. Nesse contexto, foi elaborado o documento que deu origem à Declaração Universal do Direitos Humanos.
A Primeira Cruzada (1096–1099) foi a primeira de uma série de guerras religiosas iniciadas, apoiadas e às vezes dirigidas pela Igreja Católica no período medieval. O objetivo era recuperar a Terra Santa do domínio islâmico. Embora Jerusalém tenha estado sob domínio muçulmano por centenas de anos, a conquista da região pelos seljúcidas no século XI ameaçou as populações cristãs locais, as peregrinações do Ocidente e o próprio Império Bizantino.
A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras, até o início da Segunda Guerra Mundial) foi um conflito bélico global centrado na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. A guerra envolveu as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os Aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Rússia) e os Impérios Centrais (Alemanha e Áustria-Hungria).
A Reforma Protestante, promovida por Martin Luther, causou a elaboração da Declaração dos Direitos Humanos pela repercussão que causou no ambiente religioso, levando ao início da chamada Santa Inquisição.

Essa pergunta também está no material:

Ética - Semana 06 - Corrigidos e certos
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os acontecimentos que levaram à formulação da Declaração Universal dos Direitos Humanos no contexto histórico da época foram: a Segunda Guerra Mundial e a Conferência de Yalta em 1945. A Segunda Guerra Mundial deixou o mundo abalado pela barbárie e os líderes das nações emergentes decidiram estabelecer as bases para uma paz mundial duradoura. Na Conferência de Yalta, foi acordada a criação de uma organização multilateral para promover negociações sobre conflitos internacionais, evitar guerras, promover a paz, a democracia e fortalecer os direitos humanos. Foi nesse contexto que o documento que deu origem à Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais