Buscar

Os herbicidas são produtos químicos utilizados na agricultura para o controle de plantas daninhas, que competem com as plantações por água, luz e n...

Os herbicidas são produtos químicos utilizados na agricultura para o controle de plantas daninhas, que competem com as plantações por água, luz e nutrientes. Para ter sua ação, o herbicida penetra na planta e atinge a organela alvo para atuação. Uma grande parte dos herbicidas age inibindo a atividade de enzimas específicas, como os herbicidas auxínicos, que inibem a RNA polimerase, e o glifosato, que inibe a 5 enolpiruvilshikimato-3-fosfato sintase. É imprescindível o conhecimento do mecanismo de ação de cada herbicida para se trabalhar com segurança o rodízio e a mistura de herbicidas, quando necessários, para prevenir o aparecimento de plantas resistentes a herbicidas. 

De acordo com o conteúdo apresentado na primeira unidade desta disciplina, descreva um tipo de inibição enzimática que possa ser o mecanismo de ação de herbicidas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Um tipo de inibição enzimática que pode ser o mecanismo de ação de herbicidas é a inibição competitiva. Nesse tipo de inibição, o herbicida se liga ao sítio ativo da enzima, competindo com o substrato natural. Ao ocupar o sítio ativo, o herbicida impede que o substrato se ligue à enzima e, consequentemente, inibe a atividade enzimática. Isso interfere nos processos metabólicos da planta daninha, levando à sua morte.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais