A afirmativa I está correta, porque, em dezembro de 2006, a Assembleia Geral da ONU homologou, em homenagem ao 58º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que entrou em vigor no ano de 2008. A afirmativa II está correta, pois promover estratégias para que as pessoas com deficiência tenham acesso ao cenário cultural é consolidar o direito universal à cultura e à educação. A afirmativa III não está correta, porque, no mesmo ano, quando o Brasil se tornou signatário da Convenção da ONU, o tema da acessibilidade também veio ser alvo do Plano Nacional de Cultura. A afirmativa IV está correta, porque a Meta 29 (PNC – Plano Nacional de Cultura) quer garantir que, até o ano de 2020, as pessoas com deficiência possam ter 100% de acesso aos lugares de memória e seus acervos, por meio da adaptação dos espaços físicos e da oferta de bens e atividades em formatos acessíveis. A afirmativa V não está correta, porque essa meta não vem sendo medida exclusivamente pelo número de bibliotecas, mas, também, pela quantidade de museus, cinemas, teatros, arquivos públicos e centros culturais que atendem aos requisitos legais nesses dois aspectos mencionados (livro-base, p.181-182).

I - A Assembleia Geral da ONU homologou, em homenagem ao 58º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
II - Promover estratégias para que as pessoas com deficiência tenham acesso ao cenário cultural é consolidar o direito universal à cultura e à educação.
III - Quando o Brasil se tornou signatário da Convenção da ONU, o tema da acessibilidade ainda não era alvo do Plano Nacional de Cultura.
IV - O PNC(Plano Nacional de Cultura) prevê uma série de metas para a inclusão, dentre elas, a meta 29, para que pessoas com deficiência sejam incorporadas,, com total acesso aos lugares de memória e seus acervos, por meio da adaptação dos espaços físicos e oferta de bens e atividades em formatos acessíveis.
V - Essa meta de inclusão vem sendo medida pelo número de bibliotecas, exclusivamente.
A I, II, V
B I, III, IV
C I, II, IV
D II, III, IV
E II, IV, V

Essa pergunta também está no material:

Educação Patrimonial Apol2
14 pág.

Educação Patrimonial Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image