Buscar

.  Os seres humanos convivem de forma harmônica com diversos microrganismos, como bactérias, fungos e protozoários. Normalmente não causam doenças ...

Os seres humanos convivem de forma harmônica com diversos microrganismos, como bactérias, fungos e protozoários. Normalmente não causam doenças e podem beneficiar o homem ajudando na estimulação da imunidade, na defesa contra organismos patogênicos e na digestão de alimentos. A respeito da microbiota normal, assinale a alternativa correta:



💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A microbiota normal é composta por uma variedade de microrganismos, como bactérias, fungos e protozoários, que convivem de forma harmônica com os seres humanos. A alternativa correta dependerá das opções fornecidas. Por favor, forneça as alternativas disponíveis para que eu possa ajudá-lo a escolher a resposta correta.

0
Dislike0
User badge image

Patricia Raulino Raulino

​​​​​​​Com base nos tipos de amostras recebidas, diga em que casos a bactéria S. aureus está agindo como microbiota normal e em que casos está agindo como um patógeno oportunista. Justifique a sua resposta.


0
Dislike0
User badge image

Marcos Gonçalves

A bactéria S. aureus está agindo como microbiota normal (ou seja, sem relevância clínica) nas amostras 1 e 3 (pele íntegra e muco nasal, respectivamente). A S. aureus faz parte da microbiota normal da pele e do nariz, normalmente não causando problemas nessas regiões. Importante notar que, em ambos os casos, as amostras não apresentavam qualquer indicativo de processo infeccioso (a pele estava íntegra e sem sinais de infecção, enquanto o muco do nariz apresentou uma consistência normal, sem sinais de infecção respiratória das vias aéreas superiores). Logo, esses achados laboratoriais não apresentam significância clínica.

Por outro lado, aS. aureus está agindo como um patógeno oportunista nos casos 2, 4 e 5 (ferida da pele, sangue e amostra de broncoscopia, respectivamente). Apesar da S. aureusfazer parte da microbiota normal da pele, pode causar algumas infecções nesse local, por exemplo, em feridas cirúrgicas ou em feridas que contêm corpos estranhos. Em relação à amostra de sangue, esse é um sítio estéril, então qualquer crescimento bacteriano é relevante. A S. aureus é uma das principais causas de bacteremias (infecção no sangue). Já a amostra de broncoscopia provém do trato respiratório inferior, que também é um sítio estéril, utilizado para se verificar a presença de infecções dessa região. A S. aureus pode causar pneumonia.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais