Buscar

“Pai, afasta de mim esse cálice / Pai, afasta de mim esse cálice / Pai, afasta de mim esse cálice / De vinho tinto de sangue / Como beber dessa beb...

“Pai, afasta de mim esse cálice / Pai, afasta de mim esse cálice / Pai, afasta de mim esse cálice / De vinho tinto de sangue / Como beber dessa bebida amarga / Tragar a dor, engolir a labuta / Mesmo calada a boca, resta o peito / Silêncio na cidade não se escuta / De que me vale ser filho da santa / Melhor seria ser filho da outra / Outra realidade menos morta / Tanta mentira, tanta força bruta” (Cálice, de Chico Buarque). Sobre o trecho acima, podemos dizer que:


para interpretar a letra, temos de conhecer a crítica social do contexto social-político da sociedade brasileira que viveu a ditadura, pois, para que as músicas passassem pela censura, era preciso imbuir o teor de duplo sentido.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO ANTROPOLOGIA E CULTURA AULA 08 GEOGRAFIA
2 pág.

Geografia Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O trecho da música "Cálice", de Chico Buarque, faz uma crítica social ao contexto da ditadura militar no Brasil. Durante esse período, a censura era muito presente e as músicas precisavam ser escritas com duplo sentido para poderem ser divulgadas. A letra expressa a angústia e a revolta diante da repressão e da violência do regime autoritário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando