Buscar

Quais são as características do regime aduaneiro especial de exportação temporária? Caso retornem ao país após o prazo concedido para o regime, a...

Quais são as características do regime aduaneiro especial de exportação temporária?


Caso retornem ao país após o prazo concedido para o regime, as mercadorias exportadas temporariamente estarão sujeitas apenas a multa e não a tributos.
O retorno das mercadorias após o prazo estabelecido pela autoridade fiscal sujeita o exportador ao pagamento dos impostos, por se considerar, nesse caso, a realização de uma exportação ficta.
As mercadorias exportadas temporariamente poderão retornar ao país após o prazo estabelecido, mediante o pagamento dos tributos suspensos e das multas devidas.
Caso o exportador comprove a desnecessidade do retorno do exterior, as mercadorias exportadas temporariamente estarão dispensadas do pagamento dos tributos e das multas.
As mercadorias não poderão, em caso algum, retornar ao país após o prazo estabelecido para gozo do regime, visto passarem a ser consideradas exportadas definitivamente.

Essa pergunta também está no material:

REGIMES ADUANEIROS ESPECIAIS
4 pág.

Logística Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O regime aduaneiro especial de exportação temporária possui as seguintes características: 1. Permite a exportação temporária de mercadorias, com a finalidade de serem utilizadas em eventos, feiras, exposições ou para realização de testes, por exemplo. 2. Durante o período concedido para o regime, as mercadorias exportadas temporariamente estão isentas do pagamento de tributos. 3. Caso as mercadorias retornem ao país após o prazo estabelecido para o regime, estarão sujeitas ao pagamento de multa, mas não de tributos. 4. O retorno das mercadorias após o prazo concedido pela autoridade fiscal implica no pagamento dos impostos, pois é considerado uma exportação ficta. 5. É possível o retorno das mercadorias ao país após o prazo estabelecido, mediante o pagamento dos tributos suspensos e das multas devidas. 6. Se o exportador comprovar a desnecessidade do retorno das mercadorias ao exterior, elas estarão dispensadas do pagamento de tributos e multas. 7. Após o prazo estabelecido para o gozo do regime, as mercadorias não podem retornar ao país, pois são consideradas exportadas definitivamente. É importante ressaltar que essas características podem variar de acordo com a legislação vigente e as normas específicas do regime aduaneiro especial de exportação temporária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando