Buscar

Atividade Dirigida Caso 1: Certo artista famoso teve sua fotografia publicada em revista especializada em fofocas. A bem da verdade. conteúdo da ?

Atividade Dirigida

Caso 1: Certo artista famoso teve sua fotografia publicada em revista especializada em fofocas. A bem da verdade. conteúdo da revista nada desabonava a vida privada do referido artista , els que mencionava fatos públicos nomas da vida social deste meio. Entretanto, sentiu-se o mesmo atingido, haja vista que não autorizara a publicação da revista com sua foto. Ingressou o ator com um pedido de indenização, que foi negado pelo juiz que examinou o caso, sob argumento de que não se vendera revista com a utilização da imagem do autor e sequer se mencionou algo que o desabonasse quer moral quer artisticamente. Em grau de recurso houve a reversão do decidido, entendendo o colegiado, que a violação não se dá apenas quando se atinge a honra, mas a simples privacidade e, nesta, a imagem e os fatos supostamente atribuidos a alguém soam como violação aos direitos da personalidade.

A) Neste caso, enxerga-se, de fato, violação ao direito da personalidade passível de gerar indenização? Justifique. B) Na hipótese pode-se afirmar que houve lesão a honra da pessoa? C)Há necessidade de prova de aproveitamento econômico, por parte da revista, para ensejar algum tipo de indenização?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A) Sim, neste caso, há uma violação ao direito da personalidade passível de gerar indenização. Mesmo que a revista não tenha mencionado fatos que desabonem a vida do artista, a publicação de sua fotografia sem autorização configura uma invasão à sua privacidade e à sua imagem, o que caracteriza uma violação aos direitos da personalidade. B) Não necessariamente. A lesão à honra da pessoa ocorre quando são feitas afirmações falsas que possam prejudicar sua reputação. No caso apresentado, não há menção a fatos que desabonem o artista, apenas a publicação de sua fotografia sem autorização. Portanto, não se configura uma lesão à honra. C) Não é necessária a prova de aproveitamento econômico por parte da revista para ensejar algum tipo de indenização. A simples violação aos direitos da personalidade, como a publicação não autorizada da imagem do artista, já é suficiente para gerar o direito à indenização, independentemente de haver ou não um proveito econômico por parte da revista.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais