Buscar

Pergunta 10. 0.1 pontos. Conforme alerta Fábio Ulhôa Coelho, na obra Comentários à Nova Lei de Falências e de Recuperação de Empresas − Lei n° 11.1...

Pergunta 10. 0.1 pontos. Conforme alerta Fábio Ulhôa Coelho, na obra Comentários à Nova Lei de Falências e de Recuperação de Empresas − Lei n° 11.101, de 9/2/2005 (Editora Saraiva, p. 24/25) A crise fatal de uma grande empresa significa o fim de postos de trabalho, desabastecimento de produtos ou serviços, diminuição na arrecadação de impostos e, dependendo das circunstâncias, paralisação de atividades satélites e problemas sérios para a economia local, regional ou, até mesmo, nacional. Por isso, muitas vezes o direito se ocupa em criar mecanismos jurídicos e judiciais de recuperação da empresa (...). No Brasil, a nova Lei de Falências introduziu o procedimento da recuperação das empresas, em substituição à concordata. Contudo, como bem destaca o autor, “nem todo aquele que exerce atividade econômica empresarial encontra-se sujeito à nova Lei de Falências.” Nesse sentido, estão excluídas do procedimento de recuperação judicial:


46. As Sociedades anônimas, eis que se submetem apenas a procedimento de liquidação judicial.
47. A Cooperativa de crédito, salvo se constituída na forma de sociedade de capitalização.
48. As Empresas públicas e sociedades de economia mista, que também não se sujeitam à falência.
49. A Instituição financeira, sujeita a Regime de Administração Especial Temporária − RAET, que precede a decretação da falência.
50. A Sociedade de previdência complementar, a qual, embora não excluída da falência, possui procedimento de recuperação específico, consistente em intervenção pelo órgão regulador.

Essa pergunta também está no material:

AOL 1 - Recuperaúo e Falncia
3 pág.

Direito Empresarial I Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o trecho citado, as empresas excluídas do procedimento de recuperação judicial são: 46. As Sociedades anônimas, eis que se submetem apenas a procedimento de liquidação judicial. 47. A Cooperativa de crédito, salvo se constituída na forma de sociedade de capitalização. 48. As Empresas públicas e sociedades de economia mista, que também não se sujeitam à falência. 49. A Instituição financeira, sujeita a Regime de Administração Especial Temporária − RAET, que precede a decretação da falência. 50. A Sociedade de previdência complementar, a qual, embora não excluída da falência, possui procedimento de recuperação específico, consistente em intervenção pelo órgão regulador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais