Buscar

As abordagens mais frequentes de análise e intervenção no campo da Saúde Mental e Trabalho são: estresse, psicodinâmica do trabalho e epidemiologia...

As abordagens mais frequentes de análise e intervenção no campo da Saúde Mental e Trabalho são: estresse, psicodinâmica do trabalho e epidemiologia. Considerando que você é um profissional de gestão de pessoas no interior de uma empresa, foi percebido um aumento de afastamentos por problemas de saúde e você deseja utilizar uma destas abordagens para entender e lidar com esta questão. Assinale a alternativa que estabeleça, de forma correta, como cada abordagem faria a leitura da situação e/ou a proposição de uma estratégia de intervenção.


A) A partir da abordagem do estresse, seriam levantados indicadores de estresse através de uma metodologia eminentemente qualitativa.
B) A partir da abordagem epidemiológica, o trabalho não poderia ser realizado, pois ela não é mais utilizada neste campo de análise e intervenção.
C) A partir da abordagem psicodinâmica do trabalho, seriam investigados os aspectos psicossociais do trabalho que podem estar relacionados aos afastamentos por problemas de saúde. (CORRETA)
D) A partir da abordagem do estresse, seriam realizados exames médicos para identificar as causas dos afastamentos por problemas de saúde.
E) A partir da abordagem epidemiológica, seriam realizadas sessões de terapia em grupo para os funcionários afastados por problemas de saúde.

Essa pergunta também está no material:

Questões de Fixação
2 pág.

Psicologia Organizacional e do Trabalho Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a C) A partir da abordagem psicodinâmica do trabalho, seriam investigados os aspectos psicossociais do trabalho que podem estar relacionados aos afastamentos por problemas de saúde. Essa abordagem busca compreender como as dinâmicas e relações no ambiente de trabalho podem afetar a saúde mental dos colaboradores, identificando fatores como sobrecarga, falta de autonomia, conflitos interpessoais, entre outros, que podem contribuir para os afastamentos por problemas de saúde. A partir dessa compreensão, estratégias de intervenção podem ser propostas para promover um ambiente de trabalho mais saudável e prevenir problemas de saúde relacionados ao trabalho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais