Buscar

(UFES) A expansão do ouro aparentemente simples atraiu milhares de pessoas para a América Portuguesa cuja população estimada passou de 300 000 habi...

(UFES) A expansão do ouro aparentemente simples atraiu milhares de pessoas para a América Portuguesa cuja população estimada passou de 300 000 habitantes em 1690 para 2 500 000 em 1780. Metade desse aumento demográfico ocorreu na região mineradora. Considerando essas afirmacoes pode-se afirmar que:


a) O denominado “ciclo do ouro” possibilitou uma espécie de atração centrípeta para o mercado interno desenvolvido pela mineração e assim contribuiu como fator de integração regional na América Portuguesa.
b) A população atraída para a mineração era composta principalmente por indígenas e escravos africanos.
c) A exploração do ouro na América Portuguesa foi um empreendimento exclusivamente estatal, controlado pela Coroa Portuguesa.
d) A região mineradora era caracterizada pela grande diversidade étnica e cultural, com a presença de diferentes grupos sociais e culturas.
e) A exploração do ouro na América Portuguesa teve um impacto negativo na economia metropolitana, levando a uma crise financeira em Portugal.

Essa pergunta também está no material:

História
7 pág.

História Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão é a alternativa D) A região mineradora era caracterizada pela grande diversidade étnica e cultural, com a presença de diferentes grupos sociais e culturas. Isso ocorreu devido à atração de milhares de pessoas para a América Portuguesa durante o ciclo do ouro, resultando em um aumento significativo da população na região mineradora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais