Buscar

S (Julgue os itens a seguir justificando os falsos) 11. Mesmo que comprometa a satisfação do crédito do exequente, o princípio da menor onerosidade...

S (Julgue os itens a seguir justificando os falsos)
11. Mesmo que comprometa a satisfação do crédito do exequente, o princípio da menor onerosidade deve ser obedecido, sob pena de ofender a própria dignidade da pessoa do devedor.(FALSO)
Justif icativa: o cumprimento de sentença, bem como o processo de execução autônomo, podem ser realizados por meio de sub-rogação – quando há a constrição do patrimônio do devedor, como se observa nas obrigações de pagar quantia ou entregar coisa – ou por meios coerc it ivos – execuções indiretas – para forçar o adimplemento da obrigação.

12. Uma vez que o direito se mostra anteriormente reconhecido não sendo suscetível de discussão, na execução não há razão para o exercício do contraditório.(FALSO)

Justif icativa: na execução, o contraditório será mais limitado, não se discuto mais a existência da relação jurídica e não há contestação do pedido executório, entretanto, não é possível o exercício do direito de defesa em fatores externos, tais sejam, o valor do débito, cobrança, forma de pagamento, etc...

13. Qualquer resultado no processo de execução que não venha a ser a satisfação da pretensão do exequente irá signif icar uma extinção anômala da execução diante do princípio do desfecho único.(VERDADEIRO)
14. Diferentemente do processo de conhecimento, o exequente pode desistir da execução sem a necessidade de anuência do executado mesmo que este já tenha sido citado. (VERDADEIRO)
15. Em que pese não ser tão intenso como no processo de conhecimento, o princípio do contraditório está presente na execução, não acerca do direito material anteriormente reconhecido, mas acerca de fatores que o circundam, tais como a avaliação de um bem penhorado. (VERDADEIRO)


Essa pergunta também está no material:

Pesquisas Academicas - DPC II - 22023
8 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

11. FALSO: O princípio da menor onerosidade deve ser obedecido, mesmo que comprometa a satisfação do crédito do exequente, pois é necessário respeitar a dignidade da pessoa do devedor. 12. FALSO: Na execução, ainda há espaço para o exercício do contraditório, embora seja mais limitado do que no processo de conhecimento. Não é possível discutir a existência da relação jurídica, mas é possível contestar fatores externos, como o valor do débito, a forma de pagamento, entre outros. 13. VERDADEIRO: Qualquer resultado no processo de execução que não resulte na satisfação da pretensão do exequente representa uma extinção anômala da execução, contrariando o princípio do desfecho único. 14. VERDADEIRO: Diferentemente do processo de conhecimento, o exequente pode desistir da execução sem a necessidade de anuência do executado, mesmo que este já tenha sido citado. 15. VERDADEIRO: Embora não seja tão intenso como no processo de conhecimento, o princípio do contraditório está presente na execução, especialmente em relação a fatores que a circundam, como a avaliação de um bem penhorado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais