Logo Passei Direto
Buscar
Exercício 3: Caso clínico
Paciente A.C.M.B., 18 anos de idade, sexo feminino

Queda de cabelo => Biotina, zinco ,Vitamina D, B12, manganês, cobre e ácido
pantoténico.
Alterações gengivais => pela falta da vitamina C, riboflavina.
Seborreia nasolabial => devido à deficiência de riboflavina e ácidos graxos
essenciais.
Unhas enfraquecidas => deficiência de ferro, selênio, zinco e vitamina A.
Cheirose de pele => deficiência de vitamina A


User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base nas informações fornecidas, parece que o caso clínico apresenta uma paciente de 18 anos de idade, do sexo feminino, com vários sintomas relacionados a deficiências de vitaminas e minerais. A queda de cabelo pode estar relacionada à falta de biotina, zinco, vitamina D, vitamina B12, manganês, cobre e ácido pantotênico. As alterações gengivais podem ser causadas pela falta de vitamina C e riboflavina. A seborreia nasolabial pode ser devido à deficiência de riboflavina e ácidos graxos essenciais. Unhas enfraquecidas podem ser resultado da deficiência de ferro, selênio, zinco e vitamina A. O cheiro da pele pode ser causado pela deficiência de vitamina A. É importante ressaltar que essas informações são baseadas nas possíveis relações entre os sintomas e as deficiências nutricionais mencionadas, mas um diagnóstico preciso deve ser feito por um profissional de saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Exercício 2: Caso clínico
Paciente M.G.S., 38 anos de idade, sexo feminino, branca, casada, não tem filhos.

a) Os instrumentos iniciais de triagem nutricional e avaliação subjetiva global indicaram que há risco de nutrição. A perda ponderal de 12% em 3 meses, o IMC e a hipoalbominemia, confirma o diagnóstico de desnutrição grave. A classificação Child-pug é C, porque mostra alteração em todos os critérios para essa classificação. A via de escolha para a administração da dieta é a enteral, visto que a ingestão alimentar oral está promovendo menos que 2/3 das necessidades nutricionais.
b) Paciente com ascide e edema. Dar preferência as dobras e circunferências dos braços. Em caso de excessos de fluidos corporais, não utilizar o peso como parâmetro de avaliação, porque pode subestimar a prevalência e o grau de desnutrição.

c) BN=> 40/6,25 – 40 + 4g
BN=> 6,40 – 40 + 4g
BN=> -29,85

A paciente está em estado de catabolismo pois ela está com o Balanço nitrogenado


Exercício 4: Caso clínico
Paciente M.R.B., 55 anos de idade, sexo feminino
a) Carência de ferro, vitamina C e zinco, devido ao diagnóstico de anemia e baixa imunocompetência tanto pelos exames bioquímicos, quanto pelos sinais e sintomas.
b) IMC 26,2. Sobrepeso com deficiência nutricional. às 4 estratégicas para resolver os diagnósticos são: 1o: dieta; 2o: exercícios; 3o: hidratação; 4o: avaliação subjetivas e bioquímicas e inquérito alimentar.


Exercício 1: O paciente com o IMC de 32,8 está com pressão alta e diabetes, sendo uma síndrome metabólica, que são as doenças não transmissíveis.

Exercício 2: O paciente apresenta IMC 17,9. Classificação de magreza grau 1. Houve a perda de peso grave de 8,9 em 1 mês. Porém, no exame físico não foi observado sinais que sugerissem deplessão de massa muscular.


Exercício 3: Paciente letárgico, pele e mucosas e procurada hipocorada, devido à anemia ferropriva. Segundo avaliação nutricional, encontra-se com magreza grau 1. Com preservação de compartimento adiposo e de massa magra. Apresenta a função intestinal normal com náuseas e 4 a 6 episódios de vômitos em jato. Apresenta boa aceitação alimentar. Deve-se oferecer dieta branda com quantidade adequada de líquidos e fibras para a constipação e adequação de ferro dietético e vitamina C, para auxílio no tratamento da anemia ferropriva. Acompanhar a aceitação e evolução do quadro.


Exercício 4: Paciente apresenta IMC 19,2 classificado como eutrofia. No entanto houve perda de peso grave de 28,3% nos últimos 3 meses. Apresenta deplessão de compartimentos proteico somático, proteico visceral e adiposo. Paciente apresenta quadro de desnutrição devido exames alterados.


Mais conteúdos dessa disciplina