Buscar

"Assim como os cristãos se tornaram da família cristã pelo batismo, assim como se tornaram fiéis — fiéis, portanto cristãos — também os vassalos qu...

"Assim como os cristãos se tornaram da família cristã pelo batismo, assim como se tornaram fiéis — fiéis, portanto cristãos — também os vassalos que se tornaram membros da família senhorial pela investidura se tornaram fiéis — fiéis, portanto vassalos.” (Le Goff, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa: Estampa, 1980).
A partir da referida citação, identifique o que se denomina “relações de suserania e vassalagem.”


Decorria de acertos monetários sobre os serviços de proteção mútua.
Cabia ao suserano garantir a proteção aos seus vassalos e o julgamento dos delitos; ao vassalo, cabia prestar serviço militar e fidelidade ao suserano
Era o acordo entre o clero e os senhores feudais para a defesa e divulgação do catolicismo; predominavam as ideias teocêntricas.
Baseava-se no emprego da mão-de-obra escrava e abandono das práticas servis; marcava-se pelo exaustivo trabalho no manso senhorial.
Era um contrato entre senhores feudais e cavaleiros, para que estes defendessem seu território e protegessem as donzelas do Reino.

Essa pergunta também está no material:

teste 01
4 pág.

História Medieval Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir da citação mencionada, podemos identificar que as "relações de suserania e vassalagem" referem-se a um acordo entre um suserano e seus vassalos. O suserano é responsável por garantir a proteção aos vassalos, bem como julgar os delitos. Por sua vez, os vassalos devem prestar serviço militar e fidelidade ao suserano. Portanto, a alternativa correta é: "Cabia ao suserano garantir a proteção aos seus vassalos e o julgamento dos delitos; ao vassalo, cabia prestar serviço militar e fidelidade ao suserano".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais