Buscar

Projeções cartográficas • Os sistemas de projeções cartográficas constituem formas de representação cartografia que transformam as coordenadas geo...

Projeções cartográficas

• Os sistemas de projeções cartográficas constituem formas de representação cartografia que transformam as coordenadas geográficas, a partir de um superfície esférica, em coordenadas planas, mantendo a correspondência entre elas.
A. Projeções cônicas: o cone de projeção é tangente às médias latitudes, partir das quais as deformações aumentam, tanto em direção ao polo quanto ao Equador.
B. Projeções azimutais: o plano de projeção é tangente às altas latitudes (um dos polos), a partir das quais as deformações aumentam em direção às menores latitudes.
C. Projeções cilíndricas: o cilindro de projeção é tangente ao Equador, a partir de onde as deformações aumentam em direção às altas latitudes.
• Os diversos tipos de projeções existentes procuram manter um dos fundamentos básicos da cartografia: a distância, a forma e os ângulos. Para isso, podem ser classificadas em:
A. Equidistantes: as que não apresentam deformações lineares para algumas linhas em especial, os comprimentos são representados em escala uniforme.
B. Conformes: representam, sem deformações, todos os ângulos em torno de quaisquer pontos, e, decorrentes dessa propriedade, não deformam pequenas regiões.
C. Equivalentes: têm a propriedade de não alterarem as áreas, conservando, assim, uma relação constante com as suas correspondentes na superfície da Terra.
D. Afiláticas – não possuem nenhuma das propriedades dos outros tipos, ou seja, são as projeções em que as áreas, os ângulos e os comprimentos não são conservados.
Projeções cilíndricas

• Servem para representar as regiões de baixa latitude, já que apresentam paralelos e meridianos retos, deformam e exageram as regiões polares.


Essa pergunta também está no material:

Fusos horários e projeções cartograficas
4 pág.

Geografia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A projeção cartográfica é uma forma de representação da superfície esférica da Terra em um plano, mantendo a correspondência entre as coordenadas geográficas. Existem três tipos principais de projeções cartográficas: A. Projeções cônicas: o cone de projeção é tangente às médias latitudes, a partir das quais as deformações aumentam em direção ao polo e ao Equador. B. Projeções azimutais: o plano de projeção é tangente às altas latitudes (um dos polos), a partir das quais as deformações aumentam em direção às menores latitudes. C. Projeções cilíndricas: o cilindro de projeção é tangente ao Equador, a partir do qual as deformações aumentam em direção às altas latitudes. Essas projeções podem ser classificadas de acordo com seus fundamentos básicos: A. Projeções equidistantes: não apresentam deformações lineares para algumas linhas em especial, os comprimentos são representados em escala uniforme. B. Projeções conformes: representam, sem deformações, todos os ângulos em torno de quaisquer pontos e não deformam pequenas regiões. C. Projeções equivalentes: não alteram as áreas, conservando uma relação constante com as correspondentes na superfície da Terra. D. Projeções afiláticas: não possuem nenhuma das propriedades dos outros tipos, ou seja, não conservam áreas, ângulos e comprimentos. As projeções cilíndricas são utilizadas para representar regiões de baixa latitude, apresentando paralelos e meridianos retos, mas deformando e exagerando as regiões polares.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais