Buscar

Um dos grandes eventos em nível mundial foi a Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero. O Protestantismo é uma tradição teológica distinta ...

Um dos grandes eventos em nível mundial foi a Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero. O Protestantismo é uma tradição teológica distinta do catolicismo quanto à manifestação da fé cristã. Sua presença em solo brasileiro foi mais tardia. Mesmo que haja registros da chegada de um luterano em terras brasileiras em 1532, foi somente no século XIX que um número mais expressivo de europeus protestantes aportou no Brasil, em sua maioria fugindo de crises econômicas e políticas e buscando melhores condições de vida na América. Ao se falar da história do Protestantismo no Brasil, é possível afirmar que eles são normalmente organizados em dois grupos: o protestantismo de imigração e o protestantismo de conversão ou de expansão. Quando os protestantes chegaram ao Brasil, ele ainda era um país oficialmente católico, o que limitava um pouco a liberdade de expressão de crenças que diferiam da católico-romana, mesmo que também fossem cristãs e houvesse uma certa tolerância do catolicismo português. Casamentos realizados por comunidades protestantes, por exemplo, não eram reconhecidos e seus locais de culto não podiam ter aparência externa como se fossem templos/igrejas. No início, a liderança espiritual desses grupos protestantes ficava a cargo de leigos escolhidos dentre os próprios imigrantes. Com o passar do tempo, pastores de outros países como Alemanha e Estados Unidos foram enviados ao Brasil, passando a atender às comunidades protestantes aqui instaladas. Com base no texto desta questão, o que se quer afirmar sobre a presença do Protestantismo no Brasil?

Que o catolicismo português até tolerou manifestações religiosas indígenas e africanas, mas proibiu completamente a religiosidade protestante.

Que a missão Protestante no Brasil iniciou com o envio de missionários alemães e americanos ainda no Século XVI.

Que a ação da Igreja Protestante nunca se pautou na liderança de pastores, mas desde o começo e até hoje são os próprios membros das igrejas que lideram cultos e ofícios litúrgicos.

Que o catolicismo impôs algumas restrições às igrejas protestantes, mas não as impediu de exercerem sua religiosidade.

Que o Protestantismo se dividiu tão logo chegou ao Brasil entre a Igreja da imigração e a igreja da expansão.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto apresentado, podemos afirmar que a presença do Protestantismo no Brasil foi limitada inicialmente devido ao país ser oficialmente católico. Embora houvesse uma certa tolerância do catolicismo português, casamentos realizados por comunidades protestantes não eram reconhecidos e seus locais de culto não podiam ter aparência externa como se fossem templos/igrejas. No início, a liderança espiritual desses grupos protestantes ficava a cargo de leigos escolhidos dentre os próprios imigrantes. Com o tempo, pastores de outros países, como Alemanha e Estados Unidos, foram enviados ao Brasil para atender às comunidades protestantes aqui instaladas. Portanto, a alternativa correta é: "Que o catolicismo impôs algumas restrições às igrejas protestantes, mas não as impediu de exercerem sua religiosidade."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais