Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA CULTURA RELIGIOSA2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA CURSO DE DIREITO CULTURA RELIGIOSA
Atividade Prática Avaliativa
A Reforma Protestante trouxe importantes consequências sociais, econômicas, políticas, culturais e educacionais, além de outras mais, às regiões por ela influenciadas ao longo de mais de meio milênio. Um dos campos de destaque foi o do Direito. A partir do artigo de Davi Lago, A Reforma protestante e a gênese do Direito moderno (Estado da Arte: revista de cultura, artes e ideias, Estadão, 31/10/2018), destaque dois aspectos desenvolvidos pelo autor, comentando-os com base nos conteúdos desta quarta semana (Aula 4) e outros materiais de pesquisa à sua disposição.
No artigo "A Reforma protestante e a gênese do Direito moderno" de Davi Lago, publicado no Estado da Arte: revista de cultura, artes e ideias, o autor destaca dois aspectos relacionados à Reforma Protestante e seu impacto no campo do Direito. Vou apresentar esses aspectos e comentá-los.
Descentralização da autoridade religiosa e sua influência no Direito:
Um aspecto importante da Reforma Protestante foi a descentralização da autoridade religiosa. Antes da Reforma, a Igreja Católica Romana tinha um papel central tanto na esfera espiritual quanto na secular. No entanto, com a Reforma, líderes protestantes questionaram a autoridade papal e enfatizaram a interpretação individual da Bíblia.
No contexto jurídico, essa descentralização teve implicações significativas. Com a multiplicidade de interpretações bíblicas e a ausência de uma autoridade religiosa central, as leis baseadas na religião foram reinterpretadas e reformuladas. Isso levou a uma maior diversidade de sistemas jurídicos e códigos legais nas regiões influenciadas pela Reforma.
Comentário:
A descentralização da autoridade religiosa durante a Reforma Protestante contribuiu para a fragmentação do Direito. A multiplicidade de interpretações bíblicas e a autonomia religiosa resultaram em diferentes abordagens legais em diferentes regiões. Essa diversidade levou ao desenvolvimento de sistemas jurídicos mais adaptados às realidades locais e à ampliação do debate jurídico sobre questões morais e éticas.
Ética protestante e o desenvolvimento do Direito comercial:
Outro aspecto destacado por Davi Lago é a influência da ética protestante no desenvolvimento do Direito comercial. A ética protestante, especialmente as ideias associadas ao calvinismo, enfatizava a disciplina, o trabalho árduo, a honestidade e o acúmulo de riqueza como sinais de predestinação divina.
Esses valores protestantes influenciaram a forma como o comércio e as transações econômicas eram regulamentados. A ideia de que o trabalho era uma vocação divina e que o sucesso econômico era uma bênção de Deus levou a uma mudança nas percepções sociais e legais sobre o comércio. O Direito comercial começou a se desenvolver de forma mais estruturada, estabelecendo regras e regulamentos para proteger os direitos de propriedade, assegurar a execução de contratos e resolver disputas comerciais.
Comentário:
A ética protestante, com sua ênfase no trabalho árduo, honestidade e acúmulo de riqueza, influenciou a maneira como as atividades comerciais eram regulamentadas. O desenvolvimento do Direito comercial foi impulsionado pela necessidade de estabelecer um ambiente legal que facilitasse as transações econômicas e encorajasse a acumulação de capital. Essa influência da ética protestante no Direito comercial teve implicações duradouras na estrutura e no funcionamento dos sistemas legais nas regiões afetadas pela Reforma.
Em resumo, o artigo de Davi Lago destaca a descentralização da autoridade.

Continue navegando