Buscar

3. Segundo Carretero et al. (2007, p. 20), a História não se preocupa apenas com o uso atual das lembranças herdadas, mas tem, entre seus imperativ...

3.
Segundo Carretero et al. (2007, p. 20), a História não se preocupa apenas com o uso atual das lembranças herdadas, mas tem, entre seus imperativos, ser verídica (apoiar-se sobre a evidência empírica do passado) e buscar, ativamente, as lembranças esquecidas, o dar conta de todo o sucedido, descrevê-lo e explicá-lo. Mesmo que descreva situações passadas, seu objeto de estudo é a mudança, e o tempo é a dimensão que o sustenta. Por isso, seus produtos costumam aparecer de forma narrativa. E aqui está outra de suas peculiaridades: não é uma ciência exata, mas uma ciência social, que se constrói por meio do diálogo e de discussão democrática, onde todos os sujeitos, sejam da escola ou da sociedade civil, participem da construção do conhecimento histórico. Assim, podemos afirmar que o ensino de História, em sala de aula:

Você acertou!
D.
Deve buscar a veracidade dos fatos históricos e promover o diálogo e a participação de todos os sujeitos na construção do conhecimento histórico. A História busca ser verídica, baseando-se em evidências empíricas do passado. Além disso, ela busca resgatar as lembranças esquecidas e dar conta de todo o sucedido, descrevendo e explicando os eventos históricos. Por ser uma ciência social, a História é construída por meio do diálogo e da discussão democrática, envolvendo todos os sujeitos, sejam eles da escola ou da sociedade civil, na construção do conhecimento histórico.


Essa pergunta também está no material:

Questionario Exercicio 3 Práticas de Ensino de História I Ensinar história em tempos de memória FCE
3 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto citado, o ensino de História em sala de aula deve buscar a veracidade dos fatos históricos e promover o diálogo e a participação de todos os sujeitos na construção do conhecimento histórico. A História busca ser verídica, baseando-se em evidências empíricas do passado. Além disso, ela busca resgatar as lembranças esquecidas e dar conta de todo o sucedido, descrevendo e explicando os eventos históricos. Por ser uma ciência social, a História é construída por meio do diálogo e da discussão democrática, envolvendo todos os sujeitos, sejam eles da escola ou da sociedade civil, na construção do conhecimento histórico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais