Logo Passei Direto
Buscar
O orçamento público é um instrumento de gestão utilizado para gerir os recursos financeiros da administração pública e, para tanto, os gestores se utilizam das regras aprovadas pelo Poder Legislativo e sancionadas pelo Poder Executivo, as quais podem ser acompanhadas pela sociedade. Nesse sentido, é correto afirmar:

A) O PPA estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital, e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada.
B) A LDO compreende as metas e prioridades da administração pública para os quatro exercícios financeiros subsequentes.
C) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituição Federal são elaborados em consonância com o PPA e apreciados pelo Poder Executivo.
D) A LOA acompanha valores correntes e constantes, relativos a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício seguinte e para os dois exercícios posteriores.
E) A LOA não pode conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, incluindo-se nessa proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito.
User badge image
AdmComigo

há 2 anos

User badge image
AdmComigo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) A LDO compreende as metas e prioridades da administração pública para os quatro exercícios financeiros subsequentes.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais os primeiros passos a serem dados relativamente ao processo orçamentário?

Quais os projetos de cunho orçamentário que deverão ser elaborados e qual será o trâmite deles?

What is the purpose of the public budget?


a) To organize financial management for the following year, predicting revenues and establishing expenses.
b) To analyze where and how public policies are being applied and prioritized.
c) To serve as a disciplinary and administrative control mechanism.
d) All of the above.

Como instrumento norteador da elaboração e da execução do orçamento, a LDO apresenta os objetivos, as metas e as prioridades a serem incluídas na proposta de LOA, assim como as metodologias para sua elaboração. Além disso, a LDO determina as formas de controle de custos e de avaliação de resultados dos programas contemplad


A LDO traz o Anexo de Metas Fiscais, no qual são estabelecidas as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício seguinte e para os dois exercícios posteriores. Já no Anexo de Riscos Fiscais estão os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se realizem.


A LOA é a responsável pela programação das ações a serem executadas pelo Governo, com o objetivo de viabilizar as diretrizes, os objetivos e as metas programadas no PPA, em consonância com a LDO. Da mesma forma que o PPA e a LDO, a LOA é de iniciativa do Poder Executivo e deve conter a previsão de receitas e a fixação das despesas.


Conforme o art. 22 da Lei nº. 4.320, de 17 de março de 1964, a LOA deve conter: I - Mensagem, que conterá: exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da dívida fundada e flutuante, saldos de créditos especiais, restos a pagar e outros compromissos financeiros exigíveis; exposição e justificação da política econômico-financeira do Governo; justificação da receita e despesa, particularmente no tocante ao orçamento de capital; II - Projeto de Lei de Orçamento; III - Tabelas explicativas, das quais, além das estimativas de receita e despesa, constarão, em colunas distintas e para fins de comparação: a) A receita arrecadada nos três últimos exercícios anteriores àquele em que se elaborou a proposta; b) A receita prevista para o exercício em que se elabora a proposta; c) A receita prevista para o exercício a que se refere a proposta; d) A despesa realizada no exercício imediatamente anterior; e) A despesa fixada para o exercício em que se elabora a proposta; e f) A despesa prevista para o exercício a que se refere a proposta. IV - Especificação dos programas especiais de trabalho custeados por dotações globais, em termos de metas visadas, decompostas em estimativa do custo das obras a realizar e dos serviços a prestar, acompanhadas de justificação econômica, financeira, social e administrativa. Parágrafo único. Constará da proposta orçamentária, para cada unidade administrativa, descrição sucinta de suas principais finalidades, com indicação da respectiva legislação (BRASIL, 1964, documento on-line).


É importante esclarecer que deve existir apenas uma LOA para cada ente da Federação, na qual devem constar três peças orçamentárias: o orçamento fiscal, o orçamento de investimento e o orçamento da seguridade social. Caso haja necessidade de realizar despesas acima do limite previsto, o Poder Executivo deve encaminhar ao Poder Legislativo um pedido de suplementação orçamentária, que tem por objetivo atender despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na LOA. Porém, conforme a LRF, o projeto da LOA deve ser elaborado de forma compatível com o PPA e com a LDO e deverá conter um anexo demonstrando a compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e as metas constantes do anexo de metas fiscais da LDO.


No processo de arrecadar receitas e executar despesas, o governo realiza intervenções para promover o aumento nos níveis de emprego, na distribuição da renda, na oferta e na procura de bens e serviços, com reflexos em diversos setores da economia.


É no contexto da política fiscal que o orçamento público se caracteriza como instrumento fundamental para a atuação do Estado, no sentido de alcançar resultados que promovam a estabilidade, a sustentabilidade econômica e uma maior qualidade de vida.


Mais conteúdos dessa disciplina