Buscar

Pergunta Sagah: Programa Saúde da Família

O Programa da Saúde da Família (PSF) prima pela reorientação do modelo assistencial através da inclusão de outros profissionais para compor a equipe juntamente com o Agente Comunitário de Saúde. O PSF foi lançado pelo Ministério da Saúde com alguns pressupostos básicos, bem como suas atribuições.Cada equipe é responsável pelo cuidado de um número definido de pessoas, em uma área geográfica limitada, realizando ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação das doenças mais frequentes e na manutenção da saúde dessa comunidade. Tem como objetivo reorganizar o sistema (SUS) rumo a uma rede com uma base organizacional forte, baseada em atenção primária à saúde.Diante do exposto, considere que você é gestor de um município de 20 mil habitantes e está determinado a implementar a PSF em 100% do seu território, considerando que as equipes de PSF têm em sua estrutura um número determinado de profissionais para uma dada população adscrita.  Considerando a época da implantação do PSF, determine a quantidade de equipes, profissionais de saúde e quais áreas seriam necessárias para implementar 100% de PSF em seu município?

💡 2 Respostas

User badge image

Julia Pereira

5 equipes de profissionais de saúde de PSF.- 5 médicos;- 5 enfermeiros;- 10 técnicos de enfermagem;- 30 agentes comunitários de saúde.Segundo orientações do Ministério da Saúde (MS), cada equipe deve ser responsável por uma população entre 3 a 4,5 mil pessoas com área geográfica delimitada. Logo, seriam necessárias no mínimo 5 equipes de PSF para atender a 100% da população residente (20.000 hab).Para a resolução do desafio, considerar que cada equipe ficará responsável por 4.000 pessoas, sendo que cada equipe de PSF deve contar com 1 médico, 1 enfermeiro, 2 técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que pode variar sua quantidade na equipe de saúde, sendo que a quantidade máxima, que podem ser responsáveis, é de 750 pessoas.
6
Dislike0
User badge image

jenifer santos

Segundo orientações do Ministério da Saúde (MS), cada equipe deve ser responsável por uma população entre 3 a 4,5 mil pessoas com área geográfica delimitada. Logo, seriam necessárias no mínimo 5 equipes de PSF para atender a 100% da população residente (20.000 hab).

Para a resolução do desafio, considerar que cada equipe ficará responsável por 4.000 pessoas, sendo que cada equipe de PSF deve contar com 1 médico, 1 enfermeiro, 2 técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que pode variar sua quantidade na equipe de saúde, sendo que a quantidade máxima, que podem ser responsáveis, é de 750 pessoas.

Seguem os profissionais em número necessários para a cobertura de 100% da população com PSF:

  • - 5 médicos;
  • - 5 enfermeiros;
  • - 10 técnicos de enfermagem;
  • - 30 agentes comunitários de saúde.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais