Buscar

2. Os viajantes (naturalistas) tiveram um importante papel no desenvolvimento da geografia, tal como a conhecemos no Século das Luzes, 1765 a 1847....

2. Os viajantes (naturalistas) tiveram um importante papel no desenvolvimento da geografia, tal como a conhecemos no Século das Luzes, 1765 a 1847. Segundo a Professora Inês Aguiar de Freitas, no artigo 'A Geografia dos Naturalistas-Geógrafos no Século das Luzes', pode-se sugerir que havia três importantes grupos de viajantes.
I. São os 'descobridores' dos territórios, os mais 'científicos' e 'objetivos', são também os menos pitorescos e aventureiros. É nesse grupo que se faz conhecer a geografia moderna 'consumada', momento em que os 'naturalistas-geógrafos' assumirão totalmente o papel do geógrafo moderno.
II. São os viajantes, detentores, em geral, do título de 'geógrafo do rei', sua prática era bastante ligada ao papel do geógrafo tradicional. São os cartógrafos, os físicos, os astrônomos, enfim, os 'engenheiros – geógrafos' que marcaram esse período.
III. São os viajantes que embarcaram com preocupações principalmente ligadas à história natural, para se tornarem, pouco a pouco, geógrafos modernos. São eles os mais ávidos por contar o mundo sob o 'olhar do viajante'. E são eles também que fizeram desta época aquela das grandes viagens científicas ao redor do mundo.
Assinale a resposta correta:


a) I. O grupo dos geógrafos-naturalistas, II. O grupo dos geógrafos stricto sensu, III. O grupo dos naturalistas-geógrafos.
b) I. O grupo dos geógrafos-naturalistas, II. O grupo dos naturalistas-geógrafos, III.O grupo dos geógrafos stricto sensu.
c) I. O grupo dos geógrafos stricto sensu, II. O grupo dos naturalistas-geógrafos, III. O grupo dos geógrafos-naturalistas.
d) I. O grupo dos geógrafos stricto sensu, II. O grupo dos geógrafos-naturalistas, III. O grupo dos naturalistas-geógrafos;
e) I. O grupo dos naturalistas-geógrafos, II. O grupo dos geógrafos stricto sensu, III. O grupo dos geógrafos-naturalistas.
f) I. O grupo dos naturalistas-geógrafos, II. O grupo dos geógrafos-naturalistas, III. O grupo dos geógrafos stricto sensu.

Essa pergunta também está no material:

AP1 Historia do Pensamento Geografico
2 pág.

Geografia Universidade do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa b) I. O grupo dos geógrafos-naturalistas, II. O grupo dos naturalistas-geógrafos, III. O grupo dos geógrafos stricto sensu.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais