Logo Passei Direto
Buscar
(Petrobras / 2018) Em um processamento, deve-se elevar a temperatura de 200g de etanol de 30°C para 40°C. Sabe-se que a capacidade calorífica específica a pressão constante do etanol é . Nessas condições, a quantidade de calor necessária, em kJ, para esse aquecimento é igual a


2, 4 × 103
8, 8 × 103
8, 2 × 103
4, 8 × 103
6, 4 × 103
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular a quantidade de calor necessária para esse aquecimento, podemos usar a fórmula: Q = m * c * ΔT Onde: Q é a quantidade de calor m é a massa do etanol (200g) c é a capacidade calorífica específica a pressão constante do etanol ΔT é a variação de temperatura (40°C - 30°C) Substituindo os valores na fórmula, temos: Q = 200g * c * (40°C - 30°C) Agora, precisamos saber o valor da capacidade calorífica específica a pressão constante do etanol para calcular a quantidade de calor. Infelizmente, essa informação não foi fornecida na descrição da pergunta. Portanto, não é possível determinar a resposta correta sem essa informação adicional. Por favor, verifique se há alguma informação adicional sobre a capacidade calorífica específica do etanol e forneça-a para que eu possa ajudá-lo a calcular a quantidade de calor necessária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(CESPE/UnB - Petrobras - 2018 - Adaptado) Do ponto de vista macroscópico, a segunda lei da termodinâmica pode ser entendida como uma lei de evolução no sentido de definir a seta do tempo. Ela define processos reversíveis que ocorrem em um universo em constante equilíbrio, e processos irreversíveis onde o universo evolui de maneira a ''degradar-se''. Em um sistema termodinâmico formado pelo fluido de trabalho de um motor térmico que opera segundo o ciclo de Carnot sujeito a um processo adiabático reversível, a entropia desse sistema


aumenta.
depende da quantidade de calor fornecida.
depende da variação de temperatura.
permanece constante.
diminui.

(CESGRANRIO - Petrobras - 2008 - Adaptado) Nem sempre é possível medir as propriedades termodinâmicas para todas as composições e temperaturas de interesse de um sistema. Modelos podem ser muito úteis para a compreensão do comportamento das soluções, do ponto de vista físico-químico. O enfoque usualmente empregado para a previsão das propriedades termodinâmicas das soluções consiste em modelar a variação da propriedade associada ao processo de mistura. De forma geral, os modelos mais comuns são focados em obter descrições da energia livre de Gibbs das fases, soluções ou misturas. A razão de compressibilidade, Z, de um gás é a razão entre o volume molar do gás e o volume molar de um gás ideal nas mesmas condições de temperatura e pressão. A figura a seguir mostra a variação no fator de compressibilidade de alguns gases em função de variações na pressão.
Fonte: Atkins, P e de Paula, J. Físico-Química. São Paulo: LTC, 2002, vol. 1, p. 17 (adaptado).

Com base nas informações contidas no gráfico, analise as afirmacoes a seguir.

I - Na pressão de 200 atm, as forças repulsivas são predominantes nas moléculas de H2.
II - Nos níveis de pressão indicados, as moléculas de amônia sempre apresentam predominância de forças atrativas.
III - Um gás ideal deveria apresentar Z = 0, pois não há qualquer tipo de interação entre as moléculas.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões):

I - Na pressão de 200 atm, as forças repulsivas são predominantes nas moléculas de H2.
II - Nos níveis de pressão indicados, as moléculas de amônia sempre apresentam predominância de forças atrativas.
III - Um gás ideal deveria apresentar Z = 0, pois não há qualquer tipo de interação entre as moléculas.
III
I e II
I
II
II e III

(Fonte: Fundação CESGRANRIO - Petrobras, Processo seletivo público, aplicado em 27/02/2011, para o cargo de Químico(a) de Petróleo Júnior)
O armazenamento de hidrogênio em volumes reduzidos pode ser conseguido por meio da formação de hidretos metálicos. O gráfico de van't Hoff apresentado acima exibe a pressão de equilíbrio de hidrogênio, em função da temperatura para a seguinte reação:
Qual a variação de entalpia, em kJ/mol, estimada para essa reação?


-20
-37
35
47
0

Mais conteúdos dessa disciplina