Buscar

A Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é o acordo internacional mais relevante para a proteção da biodiversidade brasileira. A CDB reconhe...

A Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é o acordo internacional mais relevante para a proteção da biodiversidade brasileira. A CDB reconheceu a soberania dos países para legislar sobre seus próprios recursos naturais. Sobre a legislação nacional envolvida com a proteção e uso sustentável da biodiversidade podemos afirmar (selecione o item com a melhor afirmação).

I - O Código Florestal, instituído com a Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, revogou a Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, o antigo Código Florestal, que por sua vez substituiu a versão de 1934. O Brasil tem procurado assegurar a proteção das florestas e demais formas de vegetação, e portanto, a diversidade biológica há pelo menos mais de 80 anos.
II - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi criado pela Lei n º 7.734, de 21 de fevereiro de 1980, como resultado do trabalho político da então Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), que manteve como finalidade o exercício de poder de polícia ambiental, e a execução das ações de políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, quanto ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes do MMA (art. 2º da Lei nº 7.735/80).
III - O ICMBio é responsável por executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, e pode propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as Unidades de Conservação criadas por lei federal. Esse órgão também tem competência para fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das unidades de conservação federais.
IV – O Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei nº 5.101, de 4 de outubro de 2007, criou o Instituto Estadual do Ambiente15 (INEA). Esse órgão é responsável por proteger, conservar e recuperar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. O Estado do Rio de Janeiro também instituiu o Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONEMA), um órgão deliberativo e normativo a quem cabe o estabelecimento das diretrizes da Política Estadual de Controle Ambiental. A Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) administra o Fundo Estadual de Controle Ambiental (FECAM), fundo de natureza contábil que tem por objetivo financiar projetos de apoio à execução da Política Estadual de Meio Ambiente. Os recursos são provenientes, principalmente, da arrecadação de multas e indenizações por infração à legislação ambiental estadual e de royalties de petróleo.
a. Apenas a afirmativa II é incorreta.
b. Somente as afirmativas I e II são corretas.
c. Apenas a afirmativa III é correta.
d. Todas as afirmativas são corretas.
e. Todas as afirmativas, I, II, III e IV são incorretas.

Essa pergunta também está no material:

Legislação Ambiental - Avaliação 1 - 2023 2
5 pág.

Legislação Ambiental Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de JaneiroFundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa d) Todas as afirmativas são corretas. Todas as afirmações apresentadas estão corretas em relação à legislação nacional envolvida com a proteção e uso sustentável da biodiversidade. O Código Florestal, o IBAMA, o ICMBio e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) são órgãos e leis que contribuem para a proteção da biodiversidade brasileira.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais