Buscar

(CESPE / CEBRASPE/2010 - adaptada) A ética na Saúde não se restringe somente ao código de ética profissional, existindo 4 princípios básicos da Bio...

(CESPE / CEBRASPE/2010 - adaptada) A ética na Saúde não se restringe somente ao código de ética profissional, existindo 4 princípios básicos da Bioética. Sobre esses princípios básico, analise as asserções I e II. I - Não maleficência, beneficência e justiça são princípios bioéticos aplicáveis ao tratamento da dor oncológica em crianças. PORQUE II - Não maleficência, beneficência e justiça, ao contrário da autonomia que não é um princípio aplicado a dor oncológica em crianças. Marque a alternativa que apresenta a relação correta entre as asserções I e II. As asserções I e II são falsas. As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I. As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa para a asserção I. A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa. A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A relação correta entre as asserções I e II é a seguinte: As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa para a asserção I. Isso significa que a afirmação I está correta, pois os princípios da não maleficência, beneficência e justiça são aplicáveis ao tratamento da dor oncológica em crianças. No entanto, a afirmação II está incorreta, pois a autonomia também é um princípio bioético aplicado ao tratamento da dor oncológica em crianças.

0
Dislike1
User badge image

fabiolalimaomoraes

Explicação:

Princípio da autonomia - Nesse princípio, é mais fácil imaginar o dilema no atendimento a um paciente que se recusa a continuar um tratamento. Tirando as peculiaridades de cada situação, o mais importante é que você não esqueça que seu dever é fornecer informações técnicas para orientar a decisão, mas sem manipular o paciente. Se após você explicar com dedicação a importância do tratamento e os danos que a não medicação pode causar e, ainda assim, o paciente optar por não continuar com a terapia, seu desejo precisa ser respeitado. A única exceção aqui é no caso em que o bem-estar público está acima do bem-estar de um único individual. Por exemplo, quando um paciente contaminado com agente biológico de alta infectividade decide não se tratar. Como a sua decisão coloca em risco a saúde pública, você não poderá permitir que ele deixe a unidade de saúde sem o encaminhamento correto por mais que esta decisão vá contra a sua vontade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais