Buscar

trabalho bioetica 1 bimestre

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO- DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E DO PACIENTE (VALOR 2,0 PONTOS);
As questões 1, 2, 3 e 4 valem 0,20, enquanto as 5, 6 e 7 possuem valor de 0,40.
ENTREGA EM 5 DE MAIO.
 NOME: Odila Paula Dos Santos RA: 00185916
1) A Declaração dos Direitos Humanos é um documento criado em 1948, no qual expões princípios éticos que devem ser resguardados a cada indivíduo, bem como ensinados em ambientes escolares, visando a paz mundial e a melhora das relações afetivas e políticas entre países e cidadãos. Sobre os direitos elencados nesta Declaração é correto afirmar, exceto:
a) Todos os seres humanos nascem livres e de igual direito e dignidade, sendo que pode utilizar-se da Declaração de Direitos humanos, independente da sua origem social, econômica, raça, cor ou idioma.
b) Todo o ser humano tem direito a vida, há liberdade e a segurança pessoal, sendo que ninguém pode ser mantido em regime de escravatura ou em tráfico de drogas, independente da limitação de soberania ou do tipo de governo do país.
c) Todo o ser humano tem direito de ser reconhecido perante a lei, tendo igual proteção e de receber dos tribunais competentes uma audiência justa e pública, exceto nas situações de exilo ou de crime contra o estado e pessoas, mesmo que não tenha sido comprovado ou ocorrido o julgamento.
d) Todos os seres humanos têm o direito a uma nacionalidade, juntamente com os direitos e documentos que vem associados a mesma, além disso, todos possuem o direito de locomover-se dentro de um mesmo território ou para outro país.
e) Os homens e mulheres possuem o direito de se casar, desde que este seja em comum acordo, gozando de direitos de comum acordo quanto a dissolução e duração do matrimônio.
2.) Assinale a alternativa correta em relação à Declaração Universal dos Direitos Humanos:
a) A Declaração afirma que toda pessoa tem direito a repouso e lazer.
b) O texto da Declaração garante o sigilo de correspondência, porém assegura a sua violação para casos em que a segurança exigir.
c) A Declaração contempla que instrução será gratuita apenas para o nível fundamental.
d) A unicidade de base sindical é tratada na Declaração.
e) Assegura o direito ao apátrida de escolher a nacionalidade cujos laços forem maiores.
3.) Assinale a alternativa correta acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
a) A pacificação de ideologias religiosas em conflito foi o objetivo da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
b) A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como fundamento o princípio da dignidade da pessoa humana.
c) O texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos traz como fundamento a estratificação social como forma de pacificação dos povos.
d) A Declaração Universal dos Direitos Humanos exclui, expressamente, do seu âmbito de alcance os países não signatários.
e) Trata-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos de mero protocolo de intenções sem resultado prático concreto.
4.) A carta de Direitos do Paciente foi elaborada pela “Active Citizenship Network” em colaboração e pontua os principais direitos do indivíduo que necessita de assistência em saúde. Sobre estes direitos, assinale a alternativa correta:
a) Todo indivíduo possui direito ao acesso a serviços de saúde, sem discriminação de qualquer tipo, sendo que os serviços devem ofertar somente assistência curativa e diagnóstico da doença.
b) Todo o paciente tem direito a informação sobre o seu estado de saúde, tipos de tratamento e pesquisas disponíveis sobre o tema, sendo que cabe ao médico escolher qual tratamento e prognóstico deve ser utilizado pelo cliente.
c) Todo paciente tem direito a confidencialidade dos dados e privacidade, exceto durante a realização de procedimentos de saúde, como banho e troca de roupa.
d) Todo paciente tem direito a ter um serviço com qualidade, livre de danos, de imperícia, negligência, má funcionamento do serviço e erros médicos. A inovação deve ser garantida somente quando o paciente possui condição econômica para adquiri-la.
e) Todo indivíduo tem direito a não sentir dor e sofrimento desnecessário, tendo direito ao seu tratamento ser organizado conforme as suas necessidades de saúde.
5.) Leia a reportagem abaixo e responda o que se pede:
CRIANÇA DE 6 ANOS SE CASA COM HOMEM DE 35 NA ÍNDIA
Talvez você não se recorde mais de como foi a sua vida aos 6 anos de idade, mas algumas meninas da Índia (e de outros países) jamais vão se esquecer da fase em que perderam a infância para um casamento precoce. Recentemente, circulou nas redes sociais a imagem (ao lado) chocante de uma garotinha de apenas 6 anos se casando com um homem de 35, em uma cerimônia secreta no templo da aldeia de Gangra, no Rajastão, oeste da Índia, na frente de cinco testemunhas. O noivo, Ratan Lal Jat, conselheiro da aldeia, se casou para seguir costumes seculares. A polícia local explicou que a cerimônia cumpria os requisitos do Nata Pratha, um antigo costume local que diz que qualquer homem casado pode ter um caso com uma mulher casada, desde que forneça uma compensação financeira para ela e então eles possam morar juntos. Mas Ratan era solteiro e a tradição só é válida caso ambos sejam casados com outras pessoas. De acordo com o jornal britânico Mirror, a família da ‘noiva’ recebeu um dinheiro não revelado pelo casamento e, embora a garotinha esteja casada com um homem 29 anos mais velho, ela tem permissão para viver com a família dela.
a) Conhecendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, qual artigo pode-se dizer que está sendo infringido nesta reportagem? Porquê? Justifique a sua resposta .
6.) Observe a seguinte situação hipotética abaixo e responda o que se pede:
Dona Maria está internada por fratura de fêmur há dois dias no hospital e aguarda a estabilização do quadro e vaga de UTI para realização de cirurgia. A paciente encontra-se sozinha e sem acompanhante, apesar de possui 72 anos de idade. Os familiares disseram não conseguir acompanhar a hospitalização devido ao trabalho. Na avaliação a paciente está confusa, chorosa e referindo dor. Diz que não quer tomar banho, mesmo no leito, porque sente muita dor. Foi medicada com dipirona, pois o médico do plantão, apesar de já ter sido chamado, ainda não passou para prescrever outro medicamento. Apesar da reclamação, a equipe lhe deu banho e a manteve confortável no leito. Devido a ausência da família e ao quadro de confusão, o ortopedista pouco conversou com a paciente, não explicou o procedimento e também não conseguiu informar que a prótese utilizada para procedimento está em falta na instituição, sendo necessário aguardar o processo de licitação com urgência. Dona Maria segue no leito, um pouco gemente e delirante, sozinha, aguardando procedimento cirúrgico.
a) Sobre a triste situação vivenciada acima, discorra quais foram os direitos da carta de Direitos do Paciente que foram quebrados na assistência a Dona Maria?
b) Explicite o que pode ser realizado por você profissional de saúde para que os direitos básicos de Dona Maria sejam resguardados?
7.) Observe o seguinte estudo de caso e responda o que se pede:
Juliana é enfermeira de uma unidade de terapia intensiva pediátrica (UTI-ped) e neste momento ela e sua equipe deparam-se com uma situação um tanto quanto complicada, visto que encontra-se internada na unidade, uma criança de 4 anos, com tumor cerebral em região temporal (próximo a orelha esquerda). O tumor apresenta 15 cm neste momento e mesmo e se caso for retirado há grande chances de a criança apresentar sequelas importantes no seu desenvolvimento. Se o tumor não for retirado, a criança poderá viver cerca de dois anos, com incapacidade e dor. Sobre essa situação, alguns profissionais médicos, apoiam a retirada do tumor, visto que apesar das sequelas a criança poderá viver com menos dor. Por outro lado, alguns profissionais de enfermagem acredita, que seria mais humano, administrar medicamentos para dor e conforto para a criança neste período de vida. A família por sua vez, acredita ser melhor realizar a cirurgia e diz quenão irá “desistir” da criança neste momento, por mais dolorido que possa ser o tratamento neste momento. A partir disso responda, quais são os princípios da bioética que regem o pensamento/ações dos:
a) Profissional médico?
b) Profissional de enfermagem?
c) Família?

Continue navegando