Buscar

Um metro cúbico de um gás ideal, a 600 K e 1000 kPa, sofre uma expansão para cinco vezes o seu volume inicial como se segue: a) Através de um proce...

Um metro cúbico de um gás ideal, a 600 K e 1000 kPa, sofre uma expansão para cinco vezes o seu volume inicial como se segue:
a) Através de um processo isotérmico, mecanicamente reversível
b) Através de um processo adiabático, mecanicamente reversível. Em cada caso, calcule a temperatura e a pressão finais e o trabalho realizado pelo gás.


Essa pergunta também está no material:

Lista 2 - Termodinâmica I - Turma U
4 pág.

Termodinâmica Universidade Federal do Rio GrandeUniversidade Federal do Rio Grande

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a temperatura e a pressão finais, bem como o trabalho realizado pelo gás, precisamos usar as leis dos gases ideais. No caso de um processo isotérmico, a temperatura do gás permanece constante. Portanto, a temperatura final será igual à temperatura inicial, ou seja, 600 K. Usando a lei dos gases ideais, podemos determinar a pressão final usando a relação P1V1 = P2V2, onde P1 e V1 são a pressão e o volume iniciais, respectivamente, e P2 e V2 são a pressão e o volume finais, respectivamente. Nesse caso, temos: P1V1 = P2V2 1000 kPa * 1 m³ = P2 * 5 m³ P2 = 200 kPa Assim, a temperatura final é de 600 K e a pressão final é de 200 kPa. No caso de um processo adiabático, não há troca de calor com o ambiente. Nesse tipo de processo, a temperatura e a pressão finais podem ser calculadas usando as seguintes fórmulas: T2 = T1 * (V1 / V2)^(γ-1) P2 = P1 * (V1 / V2)^γ Onde γ é o coeficiente de expansão adiabática do gás. Para um gás monoatômico, como o hélio ou o argônio, γ é aproximadamente 5/3. Para um gás diatômico, como o oxigênio ou o nitrogênio, γ é aproximadamente 7/5. No entanto, como você não especificou qual gás ideal está sendo considerado, não podemos calcular os valores exatos da temperatura e da pressão finais. Além disso, para determinar o trabalho realizado pelo gás, seria necessário conhecer o tipo de processo de expansão (por exemplo, se é feito de forma rápida ou lenta) e a equação de estado do gás ideal. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais